A alimentação é uma das partes mais importantes da gravidez. Afinal, é por meio dela que o seu corpo se fortalece e o bebê começa a se desenvolver.
No primeiro trimestre, é comum sentir enjoos, cansaço e até querer evitar alguns alimentos, mas isso não significa que comer bem seja impossível.
Com um pouco de planejamento e escolhas inteligentes, é totalmente possível manter uma rotina equilibrada.
A seguir, você confere informações sobre o que comer no primeiro trimestre da gravidez, de acordo com uma matéria publicada no site Parents.
Frutas
As frutas são suas grandes aliadas, pois oferecem vitaminas, minerais e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo.
O ideal é comer de três a quatro porções por dia. E a parte boa é que dá para variar bastante! Maçã, banana, mamão, laranja e melancia são algumas opções leves e fáceis de digerir.
Mas, se for consumir frutas em calda, prefira as que vêm em suco natural, e não em xarope. Sucos 100% naturais também são bem-vindos, mas lembre-se de que eles têm menos fibras do que a fruta in natura.
Verduras e legumes
Os vegetais coloridos são fontes ricas de ferro, cálcio, ácido fólico e antioxidantes. Esses nutrientes são essenciais nos primeiros meses da gestação.
O ideal é comer de três a cinco porções por dia, combinando cores e texturas de acordo com a sua preferência! Mas aqui vai uma dica: as folhas verde-escuras, como espinafre, brócolis e couve, são poderosas para a formação do bebê.
Já os vegetais alaranjados, como cenoura, abóbora e batata-doce, garantem boas doses de betacaroteno, muito importante para a visão e a pele.
Laticínios e alternativas vegetais
O cálcio é fundamental para o desenvolvimento dos ossos e dentes do bebê. E, claro, para manter os seus fortes também! Então, tente incluir três porções de leite, iogurte ou queijos frescos por dia.
Mas se você não consome laticínios, não tem problema. Dá para substitui-los por bebidas vegetais enriquecidas com cálcio, como as de aveia, amêndoas ou soja.
Você também pode variar entre opções integrais e desnatadas. O importante é manter o equilíbrio!
Proteínas
Durante o primeiro trimestre, as proteínas são essenciais para a formação dos tecidos e órgãos do bebê.
Por isso, consuma de duas a três porções por dia, alternando entre carnes magras, peixes bem cozidos, ovos, leguminosas e grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico.
Se preferir opções vegetais, as oleaginosas (como castanhas e amêndoas) também ajudam a garantir energia e bons nutrientes.
Grãos integrais
Os grãos integrais ajudam a manter o intestino funcionando e a prevenir alguns desconfortos comuns na gravidez, como a constipação.
Para você se sentir bem, prefira sempre pães, arroz e massas integrais, além de aveia e cereais sem açúcar. Se possível, consuma de três a seis porções por dia.
Mas lembre-se de que essa é apenas uma recomendação geral. Sempre leve em conta a sua fome e a sua rotina para definir as porções que funcionam para você.
Dicas para lidar com os enjoos na gravidez
Se você tiver pouca fome, tente comer pequenas porções várias vezes ao dia. Além disso, existem algumas outras opções que podem te ajudar mesmo quando o enjoo aperta, como smoothies, purês e sopas leves.
Um bom lembrete: não existe “dieta perfeita” na gravidez. O mais importante é ouvir seu corpo e manter-se bem nutrida!
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Guia para emoções e mudanças de humor durante a gravidez
- A mãe também merece atenção: conheça as 4 fases do puerpério










