Se a sua menstruação não veio, receber um resultado negativo no teste de gravidez pode ser confuso. Você pode até se perguntar se é possível que seja um falso negativo. Nesse caso, a resposta é sim.
Os testes de gravidez caseiros são muito confiáveis, mas existe uma chance pequena de que o resultado não seja preciso. Isso pode acontecer, por exemplo, se o seu corpo ainda não produziu os hormônios da gestação em quantidade suficiente para o teste detectá-los.
Logo abaixo, você confere mais informações sobre um possível falso negativo, segundo uma matéria publicada no site Parents.
Como funcionam os testes de gravidez?
Os testes de gravidez funcionam por meio da urina. A partir dela, eles conseguem identificar a presença de gonadotrofina coriônica humana (hCG), um hormônio que o corpo só produz durante a gestação.
Para fazer o teste, você precisa urinar na tira de papel reativo, que detecta o hCG. Assim, dentro de alguns minutos, aparece o resultado positivo ou negativo.
Qual é a precisão?
Muitos testes de gravidez afirmam ter 99% de precisão. Porém, ela depende de vários fatores, incluindo o seu tempo de gestação.
Vale lembrar que o método mais certeiro para saber se você está grávida é o exame de sangue. Ele consegue captar até os traços mais leves de hCG no seu corpo.
Por que o falso negativo acontece?
Existem diversos fatores que podem causar um falso negativo. Como mencionamos anteriormente, um deles é fazer o teste muito cedo, quando o corpo ainda não secretou hCG em grandes quantidades.
Por mais que pareça contraintuitivo, o oposto também vale. A avaliação do teste pode aparecer negativa quando a gravidez já está bem adiantada, devido a um fenômeno conhecido como efeito gancho variante.
Além disso, certifique-se de que o teste está dentro do período de validade. Produtos muito antigos podem ser menos sensíveis aos níveis de hCG, o que causa o resultado falso negativo.
O que fazer depois do resultado negativo?
Se o seu teste deu negativo, mas você ainda acha que pode estar grávida, repita o processo depois de dois ou três dias.
Você também pode marcar consulta com um médico de confiança para fazer os exames de sangue e oficialmente tirar sua dúvida.
Lembramos que, nesse momento, é muito importante contar com o apoio de pessoas queridas e dos profissionais da saúde quanto ao resultado do seu teste de gravidez.
Motivos para o atraso na menstruação
Se a sua menstruação atrasou por uma ou duas semanas e os testes continuam negativos, a recomendação também é fazer o exame de sangue.
A explicação mais provável é a de que o seu ciclo simplesmente teve alterações naturais naquele período. Porém, alguns fatores externos também podem resultar no atraso, como estresse, falta de sono e prática de exercícios em excesso.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Quais são os sintomas da diabetes gestacional?
- É possível detectar gravidez com base em gráfico de temperatura basal?









