É possível deitar de bruços na gravidez? Durante esse período, a mulher tem que ter um cuidado redobrado com o corpo e, consequentemente, com a saúde.
Por isso, a gestante deve evitar alguns hábitos que tinha antes. Mas, será que se deitar de bruços é um deles? A seguir, você confere quais cuidados que a futura mamãe deve tomar ao deitar-se nessa posição. As informações são do site Parents.
Pode deitar de bruços na gravidez?
Depende do estágio da gestação. No início da gravidez, por exemplo, deitar-se de bruços é considerado seguro. Afinal, o útero ainda é pequeno e protegido pelos ossos da pelve.
Inclusive, algumas grávidas relatam conforto ao dormir nessa posição nas primeiras semanas. Porém, à medida que a barriga cresce, é importante evitar.
Segundo informações de estudos, períodos curtos de descanso nessa posição, mesmo em gestações de alto risco, não apresentam riscos imediatos.
Apesar disso, quando a gravidez já está avançada, a recomendação é de que o descanso prolongado não seja de bruços.
Quando deixar de dormir de bruços?
De acordo com os médicos, a partir do terceiro mês, a mulher já deve evitar deitar de bruços na gravidez. No segundo trimestre, ou seja, quando a grávida atingir os 6 meses de gestação, é melhor deitar apenas de barriga para cima ou de lado.
Isso é indicado porque, com o avanço da gestação, o útero cresce e a pressão exercida sobre o abdômen aumenta e gera desconforto. Logo, a posição pressiona o bebê.
Atente-se aos sinais de desconforto
Seu corpo fala! Quando algo prejudica a criança, seu corpo vai demonstrar incômodo, Se ao deitar-se de bruços você sentir dores ou desconforto, é importante evitar a posição.
Riscos de deitar de bruços na gravidez?

É importante lembrar que, no inicio da gestação, nã há tantos riscos. Mas, mais tarde, deitar-se de bruços pode causar dificuldades de respirar e, até mesmo, a compressão de vasos.
No terceiro semestre, é recomendado se deitar de costas. Deitar de bruços na gravidez, a partir desse período, pode comprimir a veia cava inferior.
Essa veia é responsável por transportar o sangue da parte inferior do corpo até o coração. Se pressionada, o fluxo sanguíneo pode ser reduzido, prejudicando tanto a mãe quanto o bebê.
Por que algumas gestantes preferem essa posição?
A gravidez não é um período fácil. Apesar de ser uma época feliz, o corpo da mulher muda, e com as mudanças também chegam as dores, Insônia e ansiedade.
Por isso, muitas grávidas dormem de bruços por ser, para elas, uma posição familiar e relaxante.
Além disso, essa posição ajuda a melhorar as dores nas costas ou na região dos quadris, principalmente no início da gestação.
Existem benefícios em deitar de bruços na gravidez?
Pode parecer contraditório, mas sim! existem alguns benefícios. No início da gestação, deitar de bruços melhora a qualidade do sono. Se essa for a posição em que você dorme melhor.
Como tornar essa posição mais confortável?
Para quem deseja aproveitar ao máximo o tempo que ainda pode para deitar de bruços, usar almofadas é a solução.
Para isso, modelos em formato de rosquinha, com um espaço no centro para acomodar a barriga sem pressão estão disponíveis no mercado.
Além da primeira opção também há o travesseiro de amamentação. esses apoios ajudam a aliviar a tensão nos ombros e na lombar.
Quando buscar orientação médica?
Algumas condições específicas exigem mais cuidados, e a posição de dormir pode, sim, influenciar a circulação e o bem-estar geral da gestante. Por isso, é importante consultar um médico.
Se a sua gravidez é considerada de risco ou você sente forte dores ao deitar-se, o ideal é que um profissional seja acionado.
Com isso, ele vai indicar outras opções de descanso, de acordo com o estágio da gravidez e com as necessidades individuais da mãe.