Na gravidez, a sua pele pode passar por todo tipo de mudanças. Algumas mulheres sentem que ela fica radiante, enquanto outras enfrentam condições como a acne.
Se você se encaixa nesse segundo grupo, não se preocupe! Isso é mais comum do que parece e tem tratamento.
A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre a acne na gravidez. As informações são do site americano Parents, referência em parentalidade.
O que causa a acne na gravidez?
O aumento nos níveis de progesterona no primeiro trimestre tende a deixar a sua pele mais oleosa durante a gestação.
Se a sua combinação de hormônios nesse período for particularmente forte, você pode inclusive ter acne intensa, similar à da adolescência.
Outros fatores também influenciam o aparecimento dessa condição. Por exemplo, muitas pessoas se sentem cansadas ou ansiosas na gravidez, e o estresse é um dos maiores inimigos da pele limpa.
Dicas para o tratamento
O primeiro passo é resistir à vontade de testar todos os produtos possíveis para acne. Dessa forma, você evita bombardear a sua pele com fórmulas fortes, que podem levar à desidratação.
E a dica mais importante que temos é: não estoure as espinhas! Ao contrário das inflamações que aparecem na adolescência, a acne na gravidez tende a se manifestar por meio de ondulações mais vermelhas.
Lembramos também que, caso a acne esteja fora de controle mesmo depois de todas as tentativas de tratamento, o ideal é procurar um dermatologista.
Bons hábitos de skincare
Para te ajudar a controlar a acne durante a gestação, é importante seguir uma rotina leve de skincare. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda lavar o rosto duas vezes por dia com água morna e sabonete suave.
E não se esqueça do couro cabeludo! Conforme a oleosidade aumenta na gravidez, é possível que os seus cabelos também sintam esses efeitos.
Além disso, você pode esfoliar a pele. Esse passo é interessante porque, nesse período, os poros costumam ficar cheios de gordura. Então, mantê-los limpos a partir da esfoliação manual é uma ótima ideia.
Quais são os medicamentos seguros?

De acordo com o ACOG, os seguintes ingredientes são seguros para uso tópico durante a gravidez:
- Peróxido de benzoíla
- Ácido azelaico
- Ácido salicílico
- Ácido glicólico
Mas, mesmo assim, recomendamos usar esses compostos o mínimo possível, tanto em quantidade quanto em tempo. Além disso, lembre-se de que o seu dermatologista pode te indicar uma rotina de cuidados mais personalizada.
Conclusão
A acne na gravidez é bem comum e, geralmente, consegue ser gerenciada de forma simples com soluções caseiras. Mas se você sentir a necessidade de um tratamento mais intenso, converse com profissionais da saúde.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Quer engravidar? Aprenda a reconhecer seu período fértil
- Como é realmente o trabalho de parto nas costas?









