Durante a gravidez, é normal sentir algumas dores. Afinal, seu corpo está passando por transformações enormes.
Porém, nem sempre os tratamentos normais para esses incômodos são seguros durante a gestação. Então, converse com seu médico para ter certeza de que está seguindo os procedimentos certos.
Abaixo, separamos alguns tratamentos de baixo risco para dores na gravidez. As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Medicamentos específicos
Em primeiro lugar, é importante notar que diversos analgésicos de venda livre não são seguros para tomar durante a gestação.
Então, a Food and Drug Administration (FDA), organização estadunidense similar à Anvisa do Brasil, não recomenda a ingestão desses medicamentos depois das 20 semanas de gravidez.
Isso porque eles podem causar problemas raros, porém sérios, para o desenvolvimento dos rins do seu bebê.
Tendo dito isso, o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) indica o Tylenol como uma das únicas opções de medicamentos contra a dor durante a gestação.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais trazem riscos notáveis para mulheres grávidas. Ou seja, tenha muito cuidado ao usá-los e sempre peça recomendações para o seu médico.
De acordo com um estudo publicado no International Journal of Molecular Sciences, alguns óleos podem afetar o seu sistema reprodutivo e o desenvolvimento do bebê.
Os seguintes aromas são os que você deve evitar:
- Cânfora
- Lavanda-brava
- Hissopo
- Semente de salsa
- Musgo-de-carvalho
- Arruda
- Losna
- Sálvia
Quais óleos são seguros?
Porém, nem todos os óleos essenciais são prejudiciais para você. Existem algumas opções seguras, que você pode usar com a aprovação do seu médico:
- Camomila
- Melaleuca
- Eucalipto
- Olíbano
- Rosa
- Lavanda
- Sândalo
- Limão
Calor
O calor pode ser uma ótima forma de aliviar dores e te ajudar a relaxar. Por exemplo, você pode usar bolsas quentes e banhos mornos para contribuir com o seu bem-estar.
No entanto, é muito importante evitar entrar em contato com temperaturas muito altas, porque elas podem prejudicar o bebê. Ou seja, certifique-se de ficar longe de saunas e banheiras quentes demais!
Outro ponto importante: se a sua gravidez já estiver mais avançada, talvez você precise de ajuda para sair da banheira. Então, tenha sempre alguém em quem você confia por perto para se apoiar.
Massagem
A massagem pode ser boa principalmente se você estiver sentindo dor na lombar.
De acordo com o ACOG, fazer massagem é algo seguro durante a gravidez. Uma das únicas recomendações é evitar deitar de bruços. Em vez dessa posição, prefira ficar deitada de lado.
Além disso, é importante procurar um massagista especializado em gestantes.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Músicas para a hora do parto: pesquisa revela o que tem tocado na ‘playlist das gestantes’
- O que esperar do teste de glicose durante a gravidez?










