Se você quer engravidar em breve, provavelmente está pensando se existe algum tipo de check-up recomendado antes da gestação.
A verdade é que não existe uma lista obrigatória de testes pré-gravidez. Mas, dependendo de uma análise individual, o médico pode indicar mais algumas avaliações específicas.
Pensando nisso, reunimos os principais exames e cuidados para você começar essa nova fase da vida com mais tranquilidade. As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Check-up geral
Antes de engravidar, é muito importante fazer uma consulta de pré-concepção. Nesse momento, o médico vai conversar sobre os seus hábitos de vida, alimentação, peso, histórico de saúde e uso de medicamentos ou suplementos.
Então, depois dessa análise inicial, ele deve pedir testes essenciais, como exames de sangue e avaliação ginecológica.
Outro ponto essencial: seu parceiro também precisa fazer alguns exames. Afinal, cerca de 50% dos casos de infertilidade em casais heterossexuais estão relacionados a fatores masculinos.
Vacinação
É fundamental manter a sua carteira de vacinas atualizada antes de engravidar. Isso porque a imunização ajuda a proteger você e o bebê.
Entre as vacinas mais importantes, estão:
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Hepatite B
- Varicela (catapora)
- Tétano
- Difteria
- Coqueluche
- Influenza
- Covid-19
Já em relação à vacina contra a rubéola, a recomendação é esperar pelo menos um mês para tentar engravidar.
Testes para ISTs
Fazer os exames para detectar ISTs é um passo muito importante antes da gravidez.
Afinal, infecções como clamídia, gonorreia, sífilis e HIV podem afetar a sua fertilidade e até causar complicações na gestação, como parto prematuro ou baixo peso do bebê.
Por isso, é essencial que você faça a testagem junto com o seu parceiro. Se os exames identificarem qualquer uma dessas condições, o ideal é iniciar o tratamento antes de tentar engravidar.
Rastreamento genético
O teste genético avalia se um dos parceiros tem genes que aumentam o risco de doenças hereditárias.
Caso um de vocês tenha histórico familiar ou faça parte de grupos com predisposição maior a doenças, o médico pode recomendar uma triagem mais específica.
Lembre-se de que, assim, vocês conseguem planejar a gestação e tomar decisões com mais segurança.
Saúde bucal
Você sabia que a saúde da boca influencia a gravidez? Sim, é verdade!
Isso porque as alterações hormonais podem favorecer inflamações na gengiva, que são conhecidas como gengivite gestacional.
Se elas não forem tratadas, podem até aumentar o risco de parto prematuro. Por isso, é interessante fazer uma avaliação odontológica antes de engravidar.
Saúde mental
A sua mente também precisa de atenção! Transtornos como ansiedade e depressão podem se intensificar durante a gestação se não forem bem acompanhados.
Então, buscar ajuda psicológica ou psiquiátrica antes de engravidar pode fazer toda a diferença.
Além disso, o acompanhamento profissional te ajuda a desenvolver estratégias de bem-estar emocional e lidar com as mudanças da maternidade.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!







