Sabe aquela mancha, que divide a barriga ao meio, e surge durante a gravidez? Essa marca pode ser chamada de linha púrpura ou linha nigra. “Ela tem esse nome por ser negra e linear”, explica o ginecologista e obstetra Eder Viana de Souza, professor do curso de medicina na Universidade São Caetano do Sul, e pai de Fábio e Luiza.
A linha nigra começa a aparecer no início da gestação e ocorre por causa das alterações hormonais. “O hormônio melanocítico, o estrógeno e a progesterona estão relacionados a origem dessa mancha, já que podem alterar a pigmentação da pele em algumas regiões”, esclarece o ginecologista.
Leia Também
Gravidez e estrias: entenda a relação e saiba como se cuidar
Você sabia? As marcas da gravidez têm tratamento!
Veja 28 dicas de cuidados durante a gravidez
“Eu tive essa marca em todas as minhas gestações, ela começava a aparecer logo no começo e depois ia ficando bem maior”, relembra Iana Felix da Costa, mãe Gabriel, Bianca, Clara e Daniel. “Quando a barriga foi voltando ao normal que eu percebi que estava clareando”.
“90% das gestantes costumam ter a linha nigra durante a gravidez, e isso ocorre principalmente em mulheres morenas”, afirma o especialista. Mas calma, o médico garantiu que a mancha clareia após o parto e ainda deu dicas de como agilizar esse processo.
“Evite exposição ao sol e utilize protetores”, aconselha o doutor. Um dermatologista também pode indicar tratamentos específicos para ajudar no clareamento da pele.
* Por Jessica dos Anjos, filha de Adriana e Marcelo