Nesta sexta-feira, 13 de janeiro, Thaila Ayala publicou um lindo registro ao lado de sua amiga, Fiorella Mattheis. As duas estão grávidas e vêm compartilhando alguns momentos dessa fase tão especial com os seguidores.
“Mais um dia na vida de uma grávida com a melhor amiga grávida juntinhas”, escreveu ela na legenda da publicação. Porém um detalhe na foto chamou atenção dos internautas: a barriga de Thaila aparece com marcas roxas.
Trombofilia na gravidez
As marcas roxas na barriga são em decorrência de injeções de anticoagulante que servem para manter a gestação segura e evitar a trombose. Após a aplicação, é comum que fique essa marca na barriga. Essa prevenção é importante pois segundo o Ministério da Saúde, as gestantes são até cinco vezes mais propensas a sofrer com a condição, que pode trazer diversas complicações tanto para a mãe quanto para o bebê durante a gravidez: pré-eclâmpsia, inchaço e alterações na pele, desprendimento da placenta, restrição no crescimento do feto, aborto e parto prematuro.
Mas afinal, o que é trombofilia?
A coagulação do sangue é um processo normal do organismo, em que as cicatrizes se fecham e os coágulos são absorvidos naturalmente. E a trombofilia consiste em um desequilíbrio nesse processo de coagulação do sangue – no qual acontece uma maior formação de coágulos, também chamados cientificamente de trombos.
De acordo com Alberto Guimarães, mestre em ginecologia e obstetrícia pela Unifesp, “a trombofilia é hereditária. As pessoas que manifestam a síndrome têm o fator genético presente, mas nem todas que o possuem vão manifestar a doença”.