Nos últimos dias da gravidez, é normal que a sua cabeça viaje por todos os cenários possíveis: “E se a bolsa estourar no meio do supermercado?”, “E se acontecer no carro?”, “E se for igual nos filmes?”.
A verdade é que, na vida real, a cena costuma ser bem menos dramática. Só cerca de 10% das grávidas têm a bolsa rompida antes do início do trabalho de parto. Mesmo assim, nem sempre é aquele jato de água que a gente imagina.
Para deixar tudo mais claro, explicamos o que significa a bolsa romper, como identificar o momento certo e o que fazer até chegar ao hospital. As informações são do site Parents.
O que faz a bolsa estourar?
Durante a gestação, o bebê fica protegido por uma bolsa cheia de líquido: o saco amniótico. Ele amortece movimentos e mantém a temperatura ideal dentro do útero.
Quando esse saco se rompe (ou seja, quando a bolsa estoura), o líquido amniótico começa a sair pelo colo do útero e pela vagina. É o sinal de que o seu corpo está se preparando para o nascimento do bebê!
A bolsa pode romper antes das contrações?
Sim, é super possível. A bolsa pode estourar antes de o colo do útero começar a dilatar. Dessa forma, isso costuma indicar que o trabalho de parto está bem próximo.
Se acontecer antes da 37ª semana, os médicos chamam de ruptura prematura das membranas (RPM). Esse quadro é responsável por cerca de um terço dos partos prematuros.
Como é a sensação?
Cada mulher tem uma experiência diferente. Algumas relatam um vazamento pequeno, mas constante. Outras já sentem um “estouro” seguido de alívio, enquanto certas mulheres têm apenas a sensação de umidade.
Outra coisa que pode variar é o volume. Às vezes, é só um filete, mas em outros casos, parece um “mini dilúvio”. O líquido geralmente é claro e sem cheiro, mas pode apresentar algumas pequenas manchas de sangue.
O que fazer?
O primeiro passo é entrar em contato com o seu obstetra ou ir direto para o hospital. Assim, o profissional vai avaliar a cor do líquido e observar se as contrações já começaram.
Se o trabalho de parto não evoluir em até 24 horas, ele pode recomendar indução ou te passar antibióticos para evitar infecções.
Além disso, é importante evitar relações sexuais e absorventes internos nesse período, porque o seu útero fica mais vulnerável a bactérias.
Quais são os sinais de alerta?
Se o líquido estiver esverdeado, escuro ou com mau cheiro, procure atendimento médico imediatamente! Isso porque esses sinais podem indicar que o feto está em sofrimento.
Siga essa mesma recomendação se a bolsa romper antes de 37 semanas. Mesmo que pareça estar tudo bem, é sempre melhor checar.
E lembre-se: a bolsa estourar é um dos sinais de que o grande momento está chegando! Então, tente manter a calma e, se observar algum sintoma fora do comum, entre em contato com um profissional de saúde.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- O que é a indução com ocitocina e como ela pode afetar o trabalho de parto?
- Quer engravidar? Saiba quais cuidados você deve tomar








