Um dos primeiros órgãos a se formar, o cérebro do seu bebê já começa a se desenvolver na terceira semana de gravidez. É ele que será responsável pelo consumo de mais da metade da energia disponível durante a gestação. Sendo assim, uma alimentação voltada ao crescimento saudável do cérebro do bebê pode fazer toda a diferença na sua gravidez. Veja o que incluir na sua dieta para melhorar o desenvolvimento cerebral do seu filho.
Vitamina
De acordo com a Parents, fazer suplementação com vitaminas pré-natal deve ajudar a garantir o equilíbrio de nutrientes necessário para seu bebê. Entre as suplementações mais comuns estão ácido fólico e vitamina B12 para produzir glóbulos vermelhos; vitamina C para produzir colágeno; vitamina D para construção óssea e zinco para o desenvolvimento do cérebro.

Dica: caso a vitamina cause desconforto estomacal, não a abandone! Tente tomá-la junto com a refeição ou converse com seu médico sobre mudar de marca.
Antioxidantes
Alimentos ricos em antioxidantes, como brócolis, espinafre, tomate e limão, são excelentes para o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. “Os antioxidantes protegem o tecido cerebral do bebê contra danos”, explica ao Parents a nutricionista Elizabeth Somer, autora de Nutrition for a Healthy Pregnancy.
Na dúvida, escolha frutas e vegetais com cores marcantes – como folhas verdes escuras, mamão, mirtilo e uva – para obter maior poder antioxidante.
Ômega-3
Por ser rico em ácidos graxos ômega-3, como o DHA, o peixe pode aumentar o poder cerebral do seu bebê. Um estudo da Harvard Medical School mostra que quanto mais peixes as grávidas comiam durante o segundo trimestre de gestação, maior a pontuação de seus bebês em um teste de desenvolvimento mental aos 6 meses de idade.

Se você não gosta ou não come peixe, converse com seu médico sobre tomar suplemento. Sementes de linhaça e chia também contém ômega-3.
Proteína
Seu corpo vai precisar de mais proteína durante a gravidez para construir células e produzir hormônios para o bebê em crescimento. Normalmente, especialistas recomendam de 75 a 100 gramas de proteína por dia, conforme informa a American Pregnancy Association.
Para reforçar a proteína de forma saudável, aposte em smoothie de iogurte no café da manhã, uma xícara de sopa de feijão no almoço, manteiga de amendoim com biscoitos integrais para o lanche da tarde ou uma porção de até 100 gramas de carne magra no jantar.
Ferro
Sua ingestão de ferro precisa dobrar durante a gravidez, pois o ferro ajuda a fornecer oxigênio ao bebê. Caso você esteja com níveis de ferro abaixo do necessário, o risco de crescimento deficiente – e QI mais baixo – aumenta. Peça ao seu médico exames que apontem seu nível de ferro e, em seguida, certifique-se de que sua dieta inclua alimentos ricos neste nutriente, como carne magra, frango, legumes e cereais matinais suplementados.