Gravidez

Corrimento clara de ovo é normal? Saiba o que essa secreção tem a ver com gravidez

Pexels

Publicado em 24/04/2023, às 10h08 - Atualizado às 10h22 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O corrimento vaginal é uma preocupação comum entre as mulheres, já que pode ser um indicativo do que está acontecendo no seu corpo, de acordo com as variações de aspecto, odor, coloração, espessura e quantidade. Saber identificar o que a secreção está “querendo te dizer” pode ajudar a entender melhor quando as coisas estão (ou não) em ordem internamente.

Entre os tipos de corrimento, um dos mais comuns é aquele com aparência de clara de ovo. Se você já se deparou com essa situação e ficou em dúvida se ele pode estar relacionado à gravidez, ovulação ou até mesmo algo que precise de ajuda médica, fique tranquila, pois vamos desvendar o que essa secreção pode indicar sobre a sua saúde íntima.

O que é o ‘corrimento clara de ovo’?

Em primeiro lugar, é importante entendermos que, na verdade, a secreção vaginal tipo clara de ovo não é um corrimento, que em geral é patológico e precisa de tratamento. Sendo assim, a forma mais adequada de chamarmos este fenômeno popularmente é “muco clara de ovo” e, na medicina, “muco cervical do período fértil” – pois ele não está associado a um problema de saúde, e sim a uma etapa do ciclo da fertilidade da mulher.

O muco clara de ovo nada mais é do que o muco do período fértil da mulher (Foto: Pexels)

De acordo com a Dra. Elis Nogueira de Fávero, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira, diferentemente do muco branco, mais comum durante o ciclo menstrual, o “muco clara de ovo” também é completamente normal e muito comum em todas as mulheres que ainda menstruam. “Ele é fruto de uma alteração hormonal importante do ciclo menstrual, e o seu fluxo se inicia normalmente no primeiro dia do período fértil, o dia da ovulação, quando ele também ocorre geralmente em maior quantidade”, explica.

Por esse motivo, o muco costuma ser transparente e elástico, lembrando uma clara de ovo crua. Isso é um dos  indicativos da boa saúde reprodutiva da mulher, em especial quanto ao ciclo menstrual.

Essa secreção pode estar relacionada à gravidez?

Em geral, de acordo com Elis, a secreção não está relacionada à gravidez e sim à fertilidade, o que indica que o corpo da mulher está pronto para uma gestação, uma vez que ele desempenha um papel importante na mobilidade e até mesmo na sobrevivência dos espermatozoides.

O corrimento clara de ovo demonstra que o organismo está apto à gravidez naquele momento (Foto: Pexels)

A Dra. Márcia Mendonça Carneiro, professora titular do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esclarece que mesmo durante a gravidez, esse tipo de corrimento não é encontrado. “A presença de corrimento em grávidas demanda atenção médica imediata em vista da possibilidade de doenças que podem resultar em complicações como o parto prematuro. Obviamente que a vagina não fica “seca” durante a gravidez. Neste período a secreção vaginal fisiológica é escassa esbranquiçada sem odores nem outros sintomas”.

Quando o corrimento é um alerta para procurar ajuda?

As especialistas indicam que sempre que a mulher tiver um corrimento com cheiro desagradável, cor diferente, apresentar dor, coceira ou irritação na região intima, ela deve procurar um ginecologista para identificar e tratar as causas dessa possível infecção.

A Dra. Elis explica que o muco só deixará de ocorrer nos casos em que a mulher não for mais fértil ou quando fizer uso de contraceptivos hormonais (implantes, pílulas ou “DIU” hormonal) que inibem a ovulação.

É importante a mulher procurar um ginecologista quando ela sentir que algo não está certo com a saúde íntima (Foto: Pexels)

A especialista afirma que é importante notar qualquer alteração muito significativa na secreção, comparada ao que a mulher sempre teve. “Qualquer alteração, principalmente em sua cor e cheiro, são indicativos importantes de um possível problema que necessita de rápido tratamento, como, por exemplo, infecções fúngicas ou bacterianas e feridas ou lesões de qualquer natureza. Corrimentos marrom, amarelo-esverdeado, purulento ou com odor desagradável são claros sinais de alerta”, indica.

Cuidados com a higiene são fundamentais para a saúde íntima e para evitar esse tipo de infecções. “Alguns hábitos como  uso de roupas justas e sintéticas por exemplo também podem afetar a saúde íntima ao irritar a região ou interferir na ventilação, levando a alterações do pH (nível de acidez) local e propiciar o desenvolvimento de infecções e processos inflamatórios”, aponta a Dra. Márcia.

A especialista indica algumas formas de evitar corrimentos indesejáveis baseadas em evidências científicas para orientar as mulheres.

Veja também: ASMR com som de nostalgia

Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Bebê Gravidez filhos período fértil Ciclo menstrual Corrimento Clara de ovo Corrimento clara de ovo gravidez Corrimento clara de ovo pode ser gravidez corrimento vaginal fertilidade da mulher Muco clara de ovo depois do período fértil Muco clara de ovo fora do período fértil Muco clara de ovo fora do período fértil pode ser gravidez Muco clara de ovo na menstruação O que é o 'corrimento clara de ovo'? secreção vaginal