Sabia que diabetes gestacional pode estar ligada ao sexo do bebê? É o que sugere o estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism. Segundo o levantamento, o risco de uma mãe grávida ter diabetes gestacional durante a gravidez, bem como diabetes tipo 2 mais tarde está ligado a saber se ela está carregando um filho ou filha. E acontece que as mulheres no estudo que carregavam meninos eram mais propensas a ter diabetes na gravidez do que aquelas que carregavam meninas.
No entanto, enquanto o estudo determinou uma ligação entre o sexo do bebê e o risco da mãe, ele não provou causa e efeito (nem foi projetado para isso).
“Acredita-se que o diabetes gestacional ocorre devido a uma combinação de anormalidades metabólicas subjacentes na mãe e alterações metabólicas temporárias que ocorrem durante a gravidez”, disse Baiju Shah, autor do estudo em um comunicado para a imprensa. “Nossas descobertas sugerem que um feto masculino leva a maiores alterações metabólicas associadas à gravidez do que um feto do sexo feminino”.
Em outras descobertas da pesquisa, descobriu-se que as mulheres que tiveram diabetes gestacional durante a gravidez com bebês do sexo feminino também apresentaram um risco maior de desenvolver diabetes tipo 2 posteriormente. Isto sugeriu, no entanto, que essas mulheres tinham outros problemas de saúde subjacentes.
Leia também:
Você sabia? Quem tem diabetes pode ter dificuldade de engravidar
Hora de desplugar! Estudo relaciona uso intenso de aparelhos eletrônicos com diabetes
Fique atenta: Diabetes gestacional pode causar parto prematuro