Roberta e Taís Bento, mãe e filha, nossas colunistas e embaixadoras, fundadoras do SOSEducação, especialistas em educação e neurociência fizeram a consolidação da mesa-redonda do Bate Papo Pais&Filhos – Escola, com o tema “Escola e Futuro”.
Roberta usou a própria trajetória e experiência de vida para provar a importância de mostrar às crianças que elas são capazes e do papel da família na educação dos filhos. “Assim que nasci, meus pais descobriram que eu tinha uma paralisia cerebral. Os médicos disseram que eu teria dificuldade de aprendizagem, na fala, audição e em outras áreas de desenvolvimento. Mas conseguimos mostrar e provar o contrário”, contou.
Ela relatou que, quando pequena, diversas escolas recusaram sua matrícula, até que após muita insistência de seu pai, foi aceita em uma. Sempre considerada como a melhor aluna da classe, Roberta formou-se em Letras e trabalhou nas maiores empresas como especialista em educação. “A forma como os meus pais decidiram que iriam focar na minha capacidade e não na paralisia e sempre falaram ‘vai lá, e tenta’ me fazia acreditar que eu era tão capaz quanto os meus irmãos e que eu poderia ir muito além”, lembra.
Por isso, é importante falar do quanto a família pode impactar para que a criança ou o adolescente desenvolva seu potencial máximo. “Faz toda a diferença quando a família se envolve com a escola. A família precisa e pode impactar para além do muro da escola”, explicam.