29/08/2012
1. Sucos: preste atenção se o suco tem mesmo fruta ou só aromatizantes ou, então, mais açúcar do que fruta. Evite as marcas que contêm corantes artificiais, aromatizantes e adoçantes artificiais. Prefira, sempre que possível, os sucos não adoçados.
2. Biscoitos doces: escolha os biscoitos que são feitos com farinha integral, porque acrescenta fibras alimentares e vitaminas importantes à dieta. Evite os recheios, que são somente fonte de açúcar e gordura.
3. Biscoitos salgados: prefira salgadinhos simples, de milho ou arroz e evite um aditivo chamado glutamato monossódico. Procure salgadinhos que contenham fibra: eles já existem e alguns não têm o aditivo.
4. Bolinhos: evite os bolinhos recheados, ricos em gordura saturada, açúcar. A versão com morango podem conter doses de corantes artificiais. O ideal é caseiro, mas, se optar pelos industrializados, prefira bolos sem recheio.
5. Pão tipo bisnaguinha: Escolha os integrais, pois possuem fibra e menor quantidade de gordura. No mercado já existe um pão de forma branco que contém uma fibra chamada inulina, que é transparente e não altera o sabor. Boas opções de recheio: geleia de frutas, requeijão light, queijo branco, pasta de ricota ou pasta de frango.
6. Barrinha de cereais: na hora de comprar é importante verificar os ingredientes, evitando as que contêm açúcar, xarope de milho ou glicose. Prefira marcas com cereal, como aveia, milho e quinua.
A lancheira do amiguinho é sempre melhor
Trocas tornam o lanche mais saudável
Consultoria: Gabriela Maia, filha de Daire e Celê , nutricionista