Talharim ao alho e óleo com abóbora em cubos e risotado, é servido al dente na melhor versão individual, só pra mim, eu mereço comida de verdade, com qualidade! Receita sem carne, de uma panela só, feito na frigideira e pronta em 15 minutinhos. A abóbora confere textura e sabor ao molho que é levemente apimentado. O macarrão é risotado, cozido no próprio molho, essa técnica empresta a massa um sabor inenarrável. Vale a pena experimentar. Bom demais!
Bora lá?
INGREDIENTES:
100g de abóbora japonesa em cubo pequeno
4 ninhos de talharim
1 tomate em cubos pequenos
2 dentes de alho descascado e amassado
1 colher de sopa de azeite
½ colher de café rasa de pimenta calabresa seca
sal e pimenta do reino a gosto
50g de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de cebolinha fresca
COMO FAZER TALHARIM AO ALHO E ÓLEO COM ABÓBORA:
Em uma frigideira coloque 1 colher de sopa de azeite e 2 dentes de alho amassados, doure por 1 minuto apenas e então junte a pimenta calabresa e seca. Vale lembrar do segredinho, o ponto da cocção. Alho junto com o azeite e em temperatura ambiente. Em fogo médio ele deve ser refogado rapidamente então colocamos a pimenta deixamos por mais um minuto e e assim que começar a mudar de cor, deve ser misturado aos demais ingredientes. Cuidado, o alho não pode escurecer.
Em seguida coloque 1 tomate picado em cubos pequenos e 100g de abobora japonesa cortada em cubos pequenos, com a casca e tudo. Abaixe o fogo para mínimo tampe a panela e deixe abóbora cozinhar por 2 minutos.
Então coloque ½ xícara de água, espere ferver e coloque os 4 ninhos de talharim. Tampe e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o macarrão cozinhar e ficar ‘al dente’.
Ponto al dente: Para ajudar você a saber se o macarrão está no ponto certo, o melhor é: aos 4 min de cozimento, se você morde-lo, verá uma linha esbranquiçado bem no centro da massa, isso significa que a massa ainda está crua por isso a linha, quando ela cozinha a linha desaparece.
Siga cozinhando e provando de tempo em tempo até perceber que a linha branca é mínima, bem fininha. Os italianos a chamam de ‘anima’ que significa alma. Quando a ‘anima’ aparecer, ou seja uma linha bem fininha e sutil, significa que está quase lá. Com menos de 1 minutos de cozimento a massa estará totalmente cozida e no ponto, al dente. Então, quando a ‘anima’ aparecer, desligue o fogo, a massa terminará seu cozimento apenas com o calor da frigideira.
Com o tempo, você saberá o ponto da massa de cor e salteado, sem nem precisar ver sua ‘anima’. 😉
Desligue o fogo, experimente o sal, coloque sal se necessário for, tempere com pimenta do reino moÍda na hora, 1 fio de azeite, o parmesão ralado e a cebolinha fresca.
Misture e sirva a seguir com Abóbora Grelhada!
Experimenta, melhor talharim ao alho e óleo com abóbora da vida!
Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra
Tempo de Preparo: 15min
Tempo de Frigideira: 15min
Rendimento: só pra mim


Leia também:
Bolo fofíssimo de baunilha com casquinha de açúcar e canela
Bolo de leite condensado sem farinha e sem glúten
Simples de fazer e dos Deuses: lasanha dois molhos com queijo puxa puxa