Uma página criada no Facebook no início deste mês despertou a atenção de autoridades da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA) por se apresentar como um espaço para a venda e adoção ilegal de crianças. A página “Quero doar. Quero adotar seu bebê – Recife PE” foi feita por usuários do Facebook que moram no Recife.
Segundo informações do jornal Diário de Pernambuco, a página, que já não aparece mais ativa, oferecia um bebê por preços entre R$ 6 mil e R$ 10 mil. No esquema, que nem sempre fica explícito, mulheres anunciam a gestação afirmando não terem como cuidar da criança.
Outras páginas na mesma rede social se apresentam como um meio para que pessoas que queiram doar as crianças encontrem alguém que queira adotar. A página “Quero doar meu bebé” reúne pessoas que se apresentam como potenciais pais adotivos que passam informações pessoais como telefone e e-mail para serem “avaliadas” pelos pais biológicos da criança.
No Brasil, a adoção deve seguir protocolos oficiais e os interessados em adotar devem procurar uma Vara da Infância e Juventude para entrar com o processo legalmente. Veja como funciona o passo a passo da adoção