De acordo com o levantamento da Universidade Federal de São Paulo, quase um terço dos paulistanos entre 2 e 6 anos de idade está acima do peso. Esses dados são preocupantes, já que a alimentação dos filhos depende dos pais. Pensando nisso, os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, idealizaram e promoveram uma maratona de inovação para pensar em soluções para viabilizar uma lancheira saudável.
Como parte do projeto os alunos ouviram especialistas, como a nutricionista Roberta Lima e o judoca campeão olímpico Rafael Silva. “Entendemos a composição adequada da alimentação saudável, mas acima de tudo percebemos que o alimento não é só um combustível para o corpo, mas está muito associado a alcançar objetivos”, disse Marina Schor, 17 anos, que liderou a maratona.
Veja alguns dos projetos:
Aplicativo de lancheira saudável delivery
Outra ideia foi o desenvolvimento de um aplicativo que coloca o jovem em contato com nutricionistas, que ajudam na construção de uma lancheira ideal, que pode ser entregue ao consumidor.
Pirâmide alimentar adequada
Outro grupo desenvolveu uma lancheira baseada na pirâmide alimentar adequada. A base contém a parte de carboidratos. O meio é composto pela proteína e a ponta destinada aos doces.
Trenzinho alimentar
Como hábitos alimentares são criados desde a infância, os alunos também pensaram numa forma de atingir o público infantil ao criar uma lancheira em formato de trenzinho, que vem com uma garrafa foguete, toda compartimentada para que a criança tenha acesso aos alimentos necessários para uma alimentação saudável.