
Um bebê, de apenas oito meses, foi a primeira morte registrada por sarampo, no Rio de Janeiro, em 20 anos. De acordo com o G1, a doença havia sido erradicada desde 2016. Com isso, a importância da vacinação se torna ainda maior e o próximo dia D acontecerá no sábado, 15 de fevereiro.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Davi Gabriel morreu no dia 6 de janeiro, mas a confirmação da causa foi dada apenas agora. O bebê estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, e ainda foi afirmado que ele havia contraído a doença antes dos seis meses de vida, que é a idade mínima para a primeira dose da vacina.

O menino deu entrada no hospital pela primeira vez no dia 22 de dezembro, mas com quadro de pneumonia. Depois da realização de exames e coletas de amostras, a doença foi identificada. Em 2013 e 2015 ocorreram dois surtos da doença e somados, os estados de Pernambuco e Ceará tiveram 1310 casos.
Controlado também em 2016, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Brasil recebeu o certificado de Eliminação do Sarampo, emitido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Em fevereiro deste ano o país perdeu o atestado e reforça novamente sobre a importância da vacinação contra a doença.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!