
Nesta terça-feira (25), um bebê de um ano foi internado no Hospital Manoel Novais, em Itabuna, Bahia, com suspeita de coronavírus. Segundo o Sesab, ele estava em viagem na Itália, e demorou 12 dias após o retorno para os sintomas aparecerem.
A criança, no momento, está internada em isolamento e apresenta os sintomas respiratórios. O caso já foi confirmado pela Secretaria da Saúde na Bahia e já estão sendo coletadas amostras de secreção respiratória para os futuros exames.
Essa é uma orientação do Ministério da Saúde para todos os hospitais que receberem pacientes com sintomas similares ao da doença. Após realizar os procedimentos, e obter o resultado, os suspeitos passam por uma contraprova para a confirmação do caso.
A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna enviou uma nota para esclarecer o caso. “A vigilância epidemiológica já esteve hoje no hospital e colheu os exames necessários, mas segundo a direção técnica do hospital, a criança passa bem. O hospital mantém as suas atividades de rotina tranquilamente e todos os funcionários estão orientados, trabalhando devidamente paramentados”, diz em um trecho.
Na manhã desta quarta-feira (26) houve a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil. O anúncio foi feito durante uma coletiva do Ministério da Saúde. O homem de 61 anos mora em São Paulo e esteve de férias na Itália. O paciente já está internado em casa e bem, mas deve permanecer isolado pelos próximos 14 dias por questão de segurança.