
Além dos sintomas comuns do coronavírus como falta de ar, coriza, febre baixa e dor de garganta, alguns pacientes começaram a apresentar outros durante os atendimentos. Com isso, as associações médicas ficaram em alerta, mas ainda não é confirmado a ligação dos novos sintomas com a doença.
A perda de olfato foi notada em pacientes da Alemanha, Itália e Coreia do Sul. No primeiro país, duas de três pessoas indicaram o problema durante um quadro de infecção. Segundo a Associação Britânica de Otorrinolaringologia, houveram relatos semelhantes nos Estados Unidos e na França. Em outros casos ainda, os pacientes eram jovens e não apresentaram os outros sintomas característicos da doença.

A Academia Brasileira de Rinologia (ABR), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) reconheceram que no Brasil a perda do olfato sem explicação, acompanhada ou não da perda do paladar, pode ser considerada como um possível sintoma de covid-19. A orientação é de que os pacientes continuem isolados em quarentena por 14 dias.
As entidades de saúde relataram ainda que outros sintomas não convencionais também foram apontados. Dentre eles, pode-se notar: desconfortos abdominais, náuseas, cólicas, diarreia e falta de apetite.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!