Nesta quarta-feira (3), o rastreador de vacinas do jornal Financial Times, confirmou um dado importante: o número de pessoas vacinadas contra a covid-19 em todo mundo já é maior do que o total de casos confirmados desde o início da pandemia.
Segundo o Estadão, Michael Head, pesquisador de saúde global da Universidade de Southampton: “O fato de termos tantas vacinas é uma grande e boa notícia que nos foi transmitida em pedaços. Este momento reúne tudo, mostrando o quão rápido nos movemos e longe chegamos”, afirmou.
De acordo com o painel da agência, em que são apresentados os números da pandemia da covid-19, ao todo, o planeta já teve 103,36 milhões de casos de infecção. Além disso, foram notificados 2,24 milhões de óbitos provocados pelo novo coronavírus.
Por outro lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS), indicou nesta quarta-feira que o número de novos casos de infecção no mundo caiu em 13% na semana passada, garantindo assim o terceiro período consecutivo de sete dias com curva decrescente.
“A transmissão baixou em muitos países, mas não podemos esquecer como chegamos a isso. O preço que pagamos”, disse a chefe da célula técnica para a crise sanitária na OMS, Maria Von Kerkhove, em debate transmitido pelas redes sociais.
A especialista lançou um alerta, para que não haja um otimismo excessivo diante da melhora dos números globais.
