Pode parecer brincadeira, mas é o resultado real de um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália. Como isso pode ser verdade? Mesmo pais com apenas um filho têm muito trabalho e momentos estressantes (e alegrias também, é claro). Então, quatro crianças não poderiam tonar a vida dos pais mais felizes, certo?
Bem… de acordo com a Dra. Bronwyn Harman, da escola de psicologia e ciência social da Edith Cowan, isto é possível. Ela passou cinco anos estudando que tipos de famílias são mais felizes, entrevistando centenas de pais de diferentes famílias para medir resiliência, apoio social, autoestima e satisfação com a vida.
Ela esperava que os pais com mais filhos fossem menos felizes, mas surpreendentemente descobriu que o oposto é verdade: a felicidade dos pais estaria relacionada ao esforço que eles fazem para a família crescer. “Os pais geralmente dizem que querem uma família grande, que foi planejado e foi um estilo de vida que eles escolheram”, afirmou.
Apesar de famílias grandes serem mais caóticas e terem mais despesas que as menores, a pesquisa mostrou que estas questões eram balanceadas pela alegria que ter mais filhos trazia. Moral da história? Não tenha tantos filhos, a menos que você realmente queira, achando que isso vai te fazer mais feliz. Só funciona que você já tinha vontade de ter uma família grande.