• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Planejar para a próxima vez

Por Redação Pais&Filhos
19/12/2013
Em Notícias

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

O que mais me chamou a atenção no artigo sobre não ter conseguido cumprir as metas de 2013 foi a afirmação de que a culpa deve ser usada a nosso favor, como uma maneira de autorreflexão, redirecionamento e reestruturação de metas. 

Isso é super importante, pois a culpa, apesar de ser um sentimento negativo, pode ter um resultado positivo ao nos fazer refletir. Depois de fazer algo que nos deixou sentindo culpadas, o modo de nos livrarmos desta culpa será tentar reparar aquilo que fizemos ou planejar para que da próxima vez, em uma situação semelhante, tenhamos alguma atitude diferente. Assim, a culpa por não ter conseguido cumprir as metas de 2013 nos ajudará a rever as metas para 2014.

Algo que sempre me deixava com o sentimento de culpa, era não conseguir fazer bem feito tudo aquilo que eu precisava fazer. Assim, uma das minhas metas para 2013 foi tentar organizar um pouco melhor o meu tempo, para não viver sempre na correria e na ansiedade de achar que não ia conseguir. E o que eu fiz foi pegar uma folha e desenhar o calendário do mês que estava por vir. No quadradinho de cada dia, escrevi à caneta aquilo que eu sabia que precisava cumprir e não podia mudar, por exemplo: a entrega de um determinado trabalho. Escrevi a lápis, nos dias anteriores, os pequenos passos que teria que dar para alcançar aquele objetivo maior, prevendo fazer um pouquinho a cada dia. Assim, fui me planejando e sabia que para entregar tal trabalho em tal dia, quatro semanas antes tinha que começar a ler um artigo, três semanas antes tinha que fazer uma entrevista… E assim por diante. 

LeiaMais

Maisa ainda criança

Maisa fala sobre grande trauma de infância causado por Supernanny: “Virou meu pesadelo”

1 de maio de 2023
Menina com síndrome de Down é agredida em creche e pai se revolta

Pai descobre por vídeo que filha de 5 anos com síndrome de Down é agredida na creche

25 de abril de 2023
Homem cria confusão por choro de criança em voo e é confrontado pela tripulação

Passageiro se revolta com bebê chorando em voo e cria confusão

20 de abril de 2023
Arthur Aguiar e família

Arthur Aguiar rebate ataques que a filha de 4 anos tem recebido: “Ela é uma criança”

31 de março de 2023

Olhar para o papel com a previsão dos meus próximos meses me ajudou a visualizar melhor o que tinha pela frente, a organizar os meus dias sem ficar preocupada e com aquele sentimento de culpa e “minha nossa, acho não vou dar conta!”. Assim, quando surgiram os imprevistos como a necessidade de marcar uma consulta no pediatra ou um corte no queixo que me obrigou a passar uma tarde no hospital, o que eu fiz foi rever minhas pequenas metas diárias e reescrever o que tinha escrito a lápis, adaptando ao novo tempo disponível. Isso me ajudou a aprender a ser flexível, como toda a mãe deve ser, sem perder de vista meus maiores objetivos.

E assim cheguei ao final do ano de 2013 com a sensação de que fiz o melhor que pude dentro de todas as limitações de tempo (e contratempos!) que tive. 

Mas o que foi mais importante para mim em 2013: aprendi que assim como é importante valorizar os pequenos objetivos diários para alcançar uma meta maior, também é importante valorizar todo o processo que passamos ao lutar por atingir nossas metas, e não somente se as alcançamos ou não.

Vou dar um exemplo de um pequeno objetivo em que eu pensei mais no processo do que na etapa final: minha filha sempre pediu para pintar a parede do seu quarto de rosa. Então a meta era: pintar a parede de rosa. Mas na hora de tentar encaixar na minha agenda, comecei a pensar: “onde vou achar um pintor que faça, um orçamento bacana para uma coisa tão pequena, ainda vou ter que comprar material, esperar o cara ir lá em casa…” Então decidi que eu mesma faria isso e fomos nós três (minha filha e meu filho sempre participando!) comprar a tinta, os pincéis, a fita crepe e todo o material para fazer a transformação do quarto. Passamos uma tarde super divertida bancando os pintores. Pintamos além da parede, as roupas e até mesmo conseguimos uns pinguinhos cor de rosa no cabelo. A pintura não ficou perfeita, lógico, mas minha filha entra no seu quarto e diz que está lindo! Por quê? Porque nos divertimos muito pintando! E o melhor de tudo: agora ela cuida muito mais do quarto, disse que não vai mais colar figurinhas nem deixar nada riscar sua parede (se eu tivesse feito isso antes, teria poupado algumas broncas!). A parede cor de rosa foi não ficou perfeita, mas a meta foi cumprida e o processo para chegar lá foi muito construtivo. Foi divertido, passamos bons momentos, aprendemos algo novo e eles aprenderam a cuidar um pouquinho mais do que é seu. 

Tags: Culpa Não
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO

“Coisas melhores vieram”

Receita de torta cremosa de frango.
Família

Receita simples e deliciosa de torta cremosa de frango

Por Beatriz Men
6 de novembro de 2025
0

Se você está procurando uma receita prática e saborosa para reunir a família em torno do almoço ou jantar, a...

Leia maisDetails
Menina aprendendo a tocar violão em casa

Educação musical infantil: será que vale a pena investir desde cedo?

6 de novembro de 2025
Criança sentada no sofá, usando fones de ouvido e mexendo no celular

O Discord é seguro para crianças? O que pais precisam saber sobre a plataforma

6 de novembro de 2025
Prato com biscoitos amenteigados de diferentes formatos

Receita de biscoito amanteigado recheado de brigadeiro

6 de novembro de 2025
Megafone representando os impulsos infantis.

5 formas de ajudar seu filho a controlar impulsos

6 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.