Não, não estamos falando do Spock de Star Trek. Nosso médico nasceu bem antes do personagem de Jornada nas Estrelas, mais precisamente em 2 de maio de 1903, em New Haven, Estados Unidos. O pediatra ganhou visibilidade quando lançou um dos maiores best sellers de todos os tempos sobre educação: The Common Sense Book of Baby and Child Care (Meu Filho, Meu Tesouro em português).
A primeira publicação do livro, que conquistou milhões de leitores, foi em 1946. Considerado um guia para os pais após a 2ª Guerra Mundial, o exemplar chegou a ser traduzido para mais de 40 idiomas. Em 1998 a obra foi eleita uma das mais vendidos do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia, dá para acreditar? No livro, o médico defende que a educação dos filhos influencia diretamente pais e mães das gerações seguintes.
Spock estudou psicanálise para compreender as necessidades das crianças e os relacionamentos familiares. O pediatra andou na contra mão da tradição repressiva e rígida na educação e defendeu uma postura mais liberal, flexível e permissiva dos pais, corajoso! De acordo com o especialista, isso tornaria o relacionamento familiar muito mais afetuoso. A partir do sucesso de seu livro, Spock alcançou um lugar no quadro de honra dos estudiosos e autores fundamentais sobre educação.
O principal argumento do autor era que a paternidade deveria ser divertida. Seu conselho transformou a atitude de uma geração inteira de pais. “Falar com os pais como pessoas sensatas, era tudo o que eu queria”, costumava dizer em entrevistas.
Pesquisadores começaram a responsabilizar Spock por resultados negativos do ensinamento mais liberal. O autor chegou a ser chamado de “pai da permissividade”. Há quem diga que seus estudos influenciaram diretamente a atitudes liberais de jovens na década de 1960. Mas Spock se defendeu e afirmou nunca incentivar esse tipo de comportamento; o que na verdade aconteceu foram más interpretações daquilo que ele escreveu.
Imagina uma geração inteira que estava acostumada a restringir contato físico dos filhos como beijar, tocar e acariciar, principalmente em público, começar a ouvir que isso era algo saudável para a relação familiar? Incrível! E não para por aí: seu amor pela educação o levou a defender os direitos civis e entrar na luta contra a Guerra do Vietnã. Spock participou de manifestações e foi acusado de conspiração. O médico chegou a ser condenado a dois anos de prisão! Mas, felizmente, não chegou a ser preso. Dr. Spock faleceu em 1998 aos 94 anos em sua casa, em San Diego.
Leia também:
10 festas de filhos de famosos para você pirar nas ideias
Veja os famosos que abriram o coração e falaram sobre a doença dos filhos