
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com o Facebook, o Banco Mundial e Instituto Avon, abriu inscrições para o “7º Concurso Maria da Penha” destinado a jovens entre 14 e 18 anos de todo o Brasil. O objetivo é incentivar a discussão e a prevenção do bullying e da violência contra adolescentes e mulheres.
Alunos de escolas públicas e privadas podem participar gravando um vídeo, de até 1 minuto, com o tema “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?”, e enviá-lo ao site concursomariadapenha.com.br.
Uma comissão julgadora fará a seleção de até 25 vídeos de todo país, os quais serão disponibilizados na página oficial do Concurso no Facebook e Instagram, para que o público decida o ganhador. Por fim, restarão 5 vídeos, um de cada região do País: Norte, Sul, Nordeste, Sudoeste e Centro-Oeste.
Os 5 ganhadores receberão uma bolsa de formação e treinamento sobre produção de documentário e também um curso sobre como usar as plataformas digitais de forma responsável, aprendendo sobre segurança online. Além disso, os alunos vencedores e seus professores orientadores ganharão um tablet cada um e passagens aéreas de ida e volta incluindo a hospedagem em Brasília -DF, para entrega dos prêmios
De acordo com dados do DataSUS de Mortalidade, Ministério da Saúde e UNICEF, entre as chamadas causas externas, bullying, agressões, suicídio e estupro são as maiores causas das mortes de adolescentes e jovens no Brasil. Em uma pesquisa realizada pela Unicef no Brasil, 43% de meninos e meninas do 6º ano (que tem entre 11 e 12 anos) disseram que já sofreram bullying. Já o 13º Anuário do Fórum de Segurança Pública 2019 destaca que 4 meninas, de até 13 anos, são estupradas por hora no Brasil.
As inscrições pelo site do concurso vão até 18 de outubro e o edital do programa está disponível no site da Câmara dos Deputados.
Leia também:
Mãe desabafa após criança de 4 anos com câncer sofrer bullying de adultos
5 características que as crianças que praticam bullying têm em comum
Menino de 8 anos tem corpo queimado pelos colegas durante bullying e luta pela vida
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: