Embora muito consumido como salada, o tomate é um fruto (sim, não confunda). Com sabor marcante, é um alimento clássico nas casas brasileiras. Contendo licopeno (ação antioxidante que dá a famosa cor vermelha característica), vitaminas C, A e complexo B, possui uma infinidade de tipos e variedades, sendo os mais consumidos no nosso país o italiano, cereja, carmen, caqui e santa cruz.
Por ter baixo teor calórico, ou seja, de 15 calorias por 100 gramas de tomate, também é bastante adotado nas mais diferentes receitas. Além das saladas, é possível consumi-lo em molhos, lanches e até suco. Originário das Américas Central e do Sul, o tomate é produzido pelo tomateiro e se espalhou pelo mundo com a colonização.
Entre os benefícios do alimento estão o fortalecimento do sistema imunológico – por conta da vitamina C, cuidado especial com a visão, pele e cabelo – por conta dos carotenoides, a prevenção de doenças crônicas – por conta do licopeno, e ajuda na regulação da pressão arterial – por conta do potássio. Assim, além do sabor, você tem muito mais motivos para comer bastante tomate em casa.
Outras curiosidades
- Além do visual: o tomate vermelho contém mais nutrientes do que o tomate verde.
- História pra contar: esse fruto é resultado do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor.
- Primos distantes: o alimento pertence à mesma família das pimentas, berinjelas e pimentões.