Só de falar nele, já é possível sentir o gosto, certo? O limão é característico pelo sabor ácido e refrescância, mas essa fruta vai muito além de uma ótima opção de suco para o verão ou um tempero para a salada.
Ele é rico em vitamina C, fundamental para fortalecer o sistema imunológico, diminuindo os riscos de gripe e resfriados, por exemplo, além de outras vitaminas, fibras (importantes para o bom funcionamento do sistema digestivo) e minerais (como potássio, que colabora para o bom funcionamento do coração e tem efeitos anti-inflamatórios).
A fruta também tem ações antioxidantes, protegendo o corpo e células de danos. Se tudo isso não bastasse, o limão, que é fruto de uma árvore originária do sudeste asiático, também é capaz de equilibrar o PH corporal, e ter o PH equilibrado é essencial para que o organismo trabalhe da melhor forma.
Ele também atua como antidepressivo, melhorando o humor e diminuindo a ansiedade. Por isso, sim, esse é um alimento bastante nutritivo e versátil para ser incluído em pratos doces e salgados dentro da sua casa.
Saiba mais sobre o que você encontra no mercado
- Taiti: o mais comum tem o sabor menos ácido e é bastante suculento.
- Galego: o limão “menor”, também é suculento e tem a casca mais fina.
- Siciliano: com casca amarela e grossa, é bem ácido e o mais antigo.