Que felicidade! Uma bebê veio ao mundo durante a madrugada do último sábado, 24, durante o deslocamento feito por uma viatura do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) entre Quedas do Iguaçu e Cascavel, cidades localizadas no oeste do estado paranaense.

De acordo com a médica do consórcio Morgana de Oliveira Paula, a qual atendeu a ocorrência, a mãe que se encontrava em trabalho de parto precisou ser encaminhada para outro hospital depois da equipe do local – que não possui estrutura para atendimentos que envolvam altos riscos – relatar que as primeiras fezes do bebê, o mecônio, estavam presentes dentro do útero.
Além disso, a mulher, a qual estava grávida de 37 semanas e meia, já mostrava um histórico de hemorragia e, assim, o parto se tornou de risco. “A médica que a atendeu inicialmente disse que ela já apresentava sangramento, a bolsa já havia rompido e apresentava mecônio, que são as primeiras fezes do bebê. Quando isso acontece ainda na barriga da mãe, existe um risco de sofrimento fetal e aspiração desse mecônio pelo bebê levando a complicações”, explicou a médica.
Segundo Morgana, assim que a viagem tomou início, a mulher passou a ter fortíssimas contrações. No quilômetro 98 da PR-484, em Boa Vista da Aparecida, a menina nasceu! “Nasceu uma criança completamente saudável e a mãe não apresentou hemorragia anormal”, informou a responsável pela ocorrência.
Depois do parto, a equipe composta por Morgana, pela enfermeira Keliane Zuanazzi e pelo motorista Clésio Roque Nunes seguiram com a viagem até o Hospital Universitário de Cascavel, ambiente onde mãe e filha ainda estão internadas pelo pós-parto. As duas passam bem.