Uma inciativa desenvolvida pelo Hospital da Baleia junto com o portal Estante Mágica, site de projetos pedagógicos do Brasil, transformou crianças que lutam contra o câncer nos autores de seus próprios livros! O projeto já existia, mas a parceria com o setor oncológico do hospital trouxe um novo sorriso para o rosto das crianças.
A proposta da Estante Mágica é totalmente grátis e está presente em mais de três mil escolas localizadas em 630 cidades de 26 estados brasileiros, trabalhando com crianças de 3 a 10 anos. A monetização da plataforma ocorre pela compra o livro físico no site. É a primeira vez que estão fazendo o projeto em um hospital!
Foram selecionadas 7 crianças, de 8 a 11 anos, que estão em tratamento contra o câncer. Por 4 meses eles foram incentivados a criar personagens, construir histórias e ilustrar livros. Um time especial e educadores de diferentes perfis foram chamados para conduzir o projeto no hospital.

A coordenadora da Rede de Amigos do Hospital da Baleia disse que o projeto é motivo de celebração. “Por causa do difícil tratamento oncológico, nossos pequenos pacientes se ausentam da escola e passam a viver em um ambiente hospitalar. A fantasia vai ficando cada vez mais distante. Este projeto inovador fez com que estas crianças se expressassem com leveza e alegria, e percebessem que, mesmo longe da escola, são capazes de criar e superar a tristeza”
As crianças arrasaram na criação dos livros e os títulos ficaram incríveis! André, de 8 anos, escreveu “Meu Bode Cadinho”. Arthur, de 11 anos, criou uma história de aventura chamada “A Vitória do Homem-Formiga e do Garoto-Formiga sobre Carrapato e Bizarro”. Já Maria Clara, de 10 anos, e Mirella, de 8 anos, apostaram nas histórias mágicas e escreveram “Uma Flor de Princesa” e “A Fadinha Arco Iris”. Felipe, de 8 anos, Lucas, de 11 anos, e Sara, também de 8, escolheram animais incríveis para protagonizarem suas histórias, escrevendo “A Festa da Loba”, “Pitty e o Dragão” e “A Fuga do Leão”.

Segundo o cofundador da Estante Mágica, Robson Melo, “na parceria inédita com o hospital Baleia, as crianças foram estimuladas a criar suas próprias histórias, e parte da criação ficou por conta da escrita, sob orientação de organizadores mágicos. Além de proporcionar uma divertida experiência aos pequenos, queremos despertar nas crianças habilidades para o mundo moderno – os chamados 5Cs (comunicação, criatividade, colaboração, curiosidade e criticidade) – transformando-as em protagonistas do próprio aprendizado.”
As crianças vão assinar seus livros no Clube Olympico, em Belo Horizonte, Minas Gerais, no próximo domingo, 16 de dezembro, as 9:00!
Leia também:
Projeto Dodói permite tratamento mais humanizado para crianças com câncer
Projeto Royal Service Dogs traz princesas da Disney com distúrbios e seus cães guias
Artista cria projeto fotográfico para apoiar mulheres com câncer de mama