Carnaval é aquela época do ano em que a brincadeira toma conta de crianças e adultos. E se tem algo que a gente ama aqui no Tempojunto é ver as famílias vivendo esse momento juntas! Mas calma lá, se só de pensar em marchinhas, fantasias e bloquinhos você já sente vontade de se esconder, fica tranquilo! Hoje, a gente traz dicas tanto para quem quer cair na folia quanto para quem prefere uma diversão mais sossegada nesse feriado. Bora?
Para quem quer samba no pé!
Se a ideia é entrar no clima carnavalesco, temos três sugestões super simples, divertidas e que ainda garantem aquele toque especial de criatividade para a festa:
Confete sustentável
Que tal trocar o confete de papel pelo confete ecológico? Chame as crianças para recolher folhas secas caídas no chão e usar um furador para transformá-las em confetinhos naturais. Além de ser uma brincadeira em si, ainda ajuda o meio ambiente! Só não vale arrancar as folhas das árvores, hein? Ah! E com um copo de papel, furado no fundo e uma bexiga colada neste fundo, dá para fazer um lançador de confetes que funciona.
Máscaras de papelão e de bichinhos
Não precisa de fantasia elaborada para entrar na brincadeira! Com um pedaço de papelão, tinta guache e canetinhas, dá para criar máscaras incríveis para brincar de faz de conta. E se quiser algo ainda mais prático, dá uma olhada neste post do Tempojunto onde ensinamos a fazer máscaras de bichinhos de EVA. Sucesso garantido!
Tambor de lata
Que tal dar ritmo à folia? Pegue uma lata de leite vazia, um pedaço de barbante e um retalho de tecido ou papel colorido para decorar. Com um tamborzinho desses, a criançada já pode formar sua própria bateria de Carnaval! E se precisar de inspiração musical, ensine uma marchinha e transforme a sala de casa em um verdadeiro bloco infantil.
Fantasias de última hora
Se bateu a vontade de ir a um bailinho e não deu tempo de providenciar uma fantasia, sem estresse! Dá para improvisar looks incríveis com o que você tem em casa. Que tal uma fantasia de espantalho com uma camisa xadrez e um pouco de maquiagem? Ou um pirata com um lenço amarrado na cabeça e uma camiseta listrada? Tem muitas ideias fáceis e rápidas no blog Tempojunto. Dá uma olhada aqui neste post para encontrar outras opções divertidas!

Para quem prefere um Carnaval na tranquilidade
Agora, se a sua vibe é um Carnaval mais calminho, a gente também tem opções:
Folia na cama
Sabe aquele momento em que as crianças acordam antes de todo mundo e vêm pular na cama dos pais? Que tal transformar isso em brincadeira? Jogos como “esconde o pé”, “o chão é lava” ou simplesmente contar histórias inventadas podem prolongar esse tempinho de descanso.
Brincadeiras que sempre ficam para depois
Sabe aquela atividade manual que vocês vivem adiando por falta de tempo? O Carnaval pode ser a chance perfeita para colocá-la em prática! Construir um castelo de caixas de papelão, inventar fantoches ou criar um labirinto de fita crepe pela casa podem ser opções incríveis para um dia sem compromissos.
Jogos e desafios silenciosos
Se o barulho dos bloquinhos não faz seu estilo, que tal experimentar brincadeiras mais tranquilas? Jogos de tabuleiro, caça ao tesouro dentro de casa ou desafios como “quem consegue equilibrar o livro na cabeça por mais tempo”, podem entreter as crianças sem precisar de muito alarde.
Ou seja, seja pulando no bloquinho ou curtindo a calmaria, o importante é brincar! Afinal, brincar é sempre um ótimo motivo para estar junto e se divertir. Escolha sua forma favorita de aproveitar o feriado e conta para a gente nos comentários!
P.S.: Se você for viajar, aqui tem um link com muitas brincadeiras para distrair as crianças no carro.