A cidade de Estação, no interior do Rio Grande do Sul, foi palco de uma tragédia nesta terça-feira (8). Um ataque dentro da Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi deixou um estudante morto e outras quatro pessoas feridas — três alunos e uma professora.
Diante do ocorrido, a prefeitura informou que disponibilizará um espaço dedicado ao acolhimento de alunos, familiares e profissionais da educação. O atendimento será realizado na Casa da Cultura, com início às 14h, e contará com a presença de especialistas de diversas áreas.
“Estamos organizando uma rede de apoio completa, com a disponibilidade de diversos profissionais para oferecer suporte e assistência neste momento”, afirmou a prefeitura em nota divulgada nas redes sociais.
Adolescente entrou armado na escola
O ataque ocorreu por volta das 10h da manhã. De acordo com informações das autoridades locais, o agressor, um adolescente de 16 anos, entrou na escola alegando que deixaria um currículo. Após pedir para usar o banheiro, ele se dirigiu até uma sala do 3º ano do ensino fundamental, onde atacou alunos e uma professora com uma faca.
Segundo o prefeito Geverson Zimmerman, o jovem já era conhecido na comunidade e estava em tratamento psiquiátrico.
“Entrou na escola com uma faca, fez uso de bombinhas no chão para assustá-las. Duas foram atingidas com cortes na cabeça, de forma leve, e uma foi atingida com cortes na região do tórax”, detalhou em entrevista à Rádio Uirapuru.
Comunidade se mobiliza após o trauma
A professora ferida foi levada ao Hospital Santa Terezinha, em Erechim. Já as crianças receberam atendimento no Hospital São Roque, em Getúlio Vargas. O agressor foi contido por pessoas que estavam no local até a chegada da polícia, que o apreendeu.
Em decorrência do ataque, as aulas foram suspensas por tempo indeterminado em toda a rede municipal de ensino. A prefeitura reiterou que está prestando suporte às famílias das vítimas:
“Estamos com toda a nossa equipe mobilizada, prestando apoio e assistência contínua a todas as famílias e à comunidade escolar neste período”, reforçou a nota oficial.