A Polícia Civil de Santa Catarina já trabalha com uma hipótese central sobre o acidente com o balão de ar quente que aconteceu no último sábado (21), em Praia Grande, no sul do estado. A tragédia resultou na morte de oito pessoas, e deixou outras 13 feridas, entre elas o próprio piloto da aeronave.
A queda aconteceu durante um passeio turístico na cidade conhecida como a “Capadócia brasileira”, famosa pelos voos de balão e muito procurada por famílias, especialmente em feriados como o de Corpus Christi.
O que pode ter causado o acidente?
De acordo com as investigações preliminares, o incêndio teria começado a partir de um maçarico auxiliar, usado normalmente para acionar a chama do balão principal. A informação foi confirmada por testemunhas e pelo próprio piloto, que conseguiu sobreviver ao acidente.
Ao notar o fogo dentro do cesto, o piloto tentou realizar um pouso de emergência. Ele conseguiu descer o balão o suficiente para que parte dos ocupantes, 13 pessoas no total, saltassem, reduzindo o peso da aeronave. No entanto, esse alívio fez com que o balão voltasse a subir repentinamente, levando consigo as outras oito pessoas que não conseguiram sair a tempo.

Investigações devem durar até 30 dias
Segundo o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, as investigações estão sendo conduzidas com tecnologia de ponta e muito cuidado.
“A nossa Polícia Científica está levantando todos os elementos para fornecer subsídios a esse inquérito policial, utilizando os equipamentos mais modernos, equipamentos de scanners tipo 3D, para nós eternizarmos o local a fim de ser revisitado quantas vezes for necessário. Sem dúvida, todos os elementos serão levantados”, afirmou ele.
O inquérito já foi aberto e a expectativa é de que seja concluído dentro de 30 dias, com base em diversos laudos e análises técnicas.
Vítimas e homenagens
As vítimas do acidente eram turistas que estavam na cidade aproveitando o feriado. Muitas delas eram do próprio estado de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul. O momento de lazer acabou se transformando em uma tragédia que comoveu o Brasil inteiro.
A cidade de Praia Grande está em luto, e as homenagens às vítimas se multiplicam, especialmente nas redes sociais, onde amigos e familiares têm deixado mensagens de amor, saudade e indignação.
Balonismo temporariamente suspenso
Diante da tragédia, os voos de balão em Praia Grande foram suspensos temporariamente até que as investigações sejam concluídas e novas medidas de segurança possam ser avaliadas. O governador em exercício, Francisco de Oliveira Neto, esteve na cidade no domingo (22) e se reuniu com autoridades locais para acompanhar de perto os desdobramentos.
Agora, a Polícia aguarda os laudos cadavéricos das vítimas, os exames clínicos dos sobreviventes e os resultados da perícia no local para compor o relatório final.