As crianças vivem doentes, não é mesmo? Como você já deve ter percebido, uma das ocorrências mais comuns é a dor de garganta.
Apesar de aparecer tantas vezes no dia a dia, muitas perguntas sobre esse incômodo ainda circulam. Para tirar suas dúvidas, nosso colunista, parceiro e pediatra do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len, esclareceu algumas dúvidas frequentes sobre esse sintoma.
Confira logo abaixo!
Andar descalço pode causar dor de garganta?
Pode ficar tranquila quando o seu filho começar a andar pela casa sem usar chinelo ou meia!
Isso porque quem realmente causa a dor de garganta são os vírus e as bactérias. O mesmo vale para outras lendas de medicina, como tomar vento e entrar na água fria.
Posso oferecer sucos e chás?
Quando as crianças estão com dor de garganta, elas costumam ter menos apetite. Isso porque elas sentem bastante incômodo pela dor.
Nesse caso, sinta-se à vontade para oferecer bebidas mais calóricas, como sucos, chás e leite. Dessa forma, seu filho permanece bem nutrido e hidratado, mesmo não estando com a saúde 100% em dia.
Por que a dor de cabeça aparece?
Os germes liberam algumas toxinas que se espalham para várias partes do corpo. Elas se encontram, inclusive, no cérebro, o que causa a dor que seu filho sente.
Além disso, o organismo produz citocinas, substâncias de defesa que agem nos centros de dor do cérebro. Elas também são as responsáveis pela febre e por outros sintomas que incomodam.
Mas, felizmente, dá para aliviá-los com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Pode evoluir para conjuntivite?
A dor de garganta pode contribuir para um quadro de conjuntivite. Isso pode acontecer se a infecção for causada por um vírus.
Dessa forma, não é que uma condição evolua para a outra. Elas são duas manifestações diferentes do mesmo vírus no corpo do seu filho.
Pano com álcool ajuda?
Há muitos anos, acreditava-se que colocar um pano com álcool em volta do pescoço da criança a ajudaria a se recuperar mais rápido.
Porém, esse é apenas um hábito antigo que não tem qualquer relação com a medicina.
Só melhora com antibióticos?
Depende do tipo de infecção que seu filho apresenta. Se ela for originada por um vírus, o antibiótico não terá efeito.
Mas, se ela for bacteriana, tomar antibióticos é um tratamento eficaz.
Consumir alimentos gelados alivia a dor?

Isso é mito! Não existe nenhuma evidência de que comer algo gelado faça a dor aliviar.
A criança pode até sentir uma leve anestesia local, mas não costuma ajudar na recuperação a longo prazo.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Amamentar com saúde: 3 alimentos que fazem diferença
- Por que tantas mães enfrentam desafios de saúde mental?








