
Um bebê de apenas seis meses foi o segundo caso confirmado de sarampo, no Espírito Santo, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A divulgação foi feita nessa quinta-feira, 26 de setembro, e felizmente a menina já passou por tratamento e está curada. O primeiro caso da doença no estado foi registrado em agosto desse ano.
De acordo com a prefeitura, as ações de bloqueio vacinal já foram feitas, assim que o caso foi notificado. As equipes da Vigilância Epidemiológica vacinaram pessoas que tiveram contato com a criança e que moram a cinco quarteirões de distância dela, segundo o G1. Foi verificado o cartão de vacina de cada uma para identificar se faziam parte do público-alvo para vacinação.
Neste ano, a Secretaria de Estado da Saúde catalogou um total de 214 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo. Desses, 165 casos foram descartados, dois foram confirmados e 47 seguem em investigação.
Em outubro, o Ministério da Saúde,em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde de todo Brasil, promoverá uma Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
A ação acontecerá entre os dias 7 e 25 de outubro, em que todas as crianças, de seis meses a menores de cinco anos, que não possuem o registro da vacina, serão imunizadas. O dia D, de mobilização nacional, será 18 de outubro.
Leia também
Sarampo: aumento dos casos são provocados por mentiras sobre a vacina
Vacinação: tire suas dúvidas sobre febre amarela, dengue, sarampo e vacinação
Bebê de 7 meses é a quarta vítima do sarampo no Brasil
Fique por dentro de tudo o que está rolando no Youtube da Pais&Filhos