A amamentação e manter a produção de leite são um dos momentos mais desafiadores da maternidade. É uma mistura de sentimentos e expectativa já nos primeiros momentos do nascimento do bebê. Tão especial, que a primeira hora após o nascimento é conhecida como “Golden Hour”. Sim, o leite materno é considerado padrão ouro no fornecimento dos nutrientes que o bebê necessita. É tão importante e individualizado que a mãe produz leite para atender as necessidades do seu bebê, e o leite materno vai além, e previne diversas alergias.

Aleitamento materno em qualquer lugar
Aleitamento materno é qualquer forma de oferecer leite materno para o bebê. Você tem o direito de amamentar em qualquer lugar desde que fique a vontade, sem se preocupar com os outros. Tranquila como se estivesse amamentando em casa.
Vão existir momentos em que você e o seu bebê não estarão juntos na hora da amamentação, seja por uma consulta médica, por um motivo profissional, ou até mesmo porque ele começou a frequentar a creche. Isso não significa que o seu filho não receberá mais o leite materno, mas, sim, que será de uma forma diferente, por meio da extração do leite. Hoje um bom extrator de leite materno faz parte da rede de apoio, você consegue estimular para ter maior produção, prolongar a amamentação e nos momentos que não estiver para amamentar, a rede de apoio pode dar o seu leite para o seu bebê.
Como posso extrair o leite?
Você pode seguir os seguintes passos com o extrator manual:
- Lave todas as peças do extrator de leite materno com detergente neutro;
- Esterilize todas as peças;
- Com uma pano seco sobre a bancada chacoalhe as peças para tirar o excesso de água, sem passar o pano nas peças;
- Lave as mãos;
- Passe álcool gel;
- Monte o extrator manual;
- Sente em posição confortável;
- Massageie toda a mama com movimento circular;
- Coloque o extrator na mama, deixando o mamilo no centro do funil;
- Inicie o movimento de extração com a alça do extrator, certifique que há pressão. Se não houver, confira se a almofada de silicone está bem ajustada dentro do funil e ao redor;
- Faça dois movimentos incompletos na alça que faz pressão, e complete o terceiro. Se o extrator manual for da marca Philips Avent Natural Motion não é necessário fazer a técnica, ele por si só já faz;
Como armazenar o leite materno?
O recipiente mais indicado para guardar o leite é o de vidro ou polipropileno, livre de BPA ou saquinhos próprios para armazenamento de leite materno, só tome cuidado em identificar antes e não contaminar o leite. Além disso, nunca encha até o topo, já que, ao congelar, o líquido se expande. É possível deixar o leite por um pequeno período de tempo em temperatura ambiente, mas sempre dê preferência ao armazenamento resfriado ou refrigerado o mais rápido possível.
Dentro da geladeira, separe um espaço no fundo da primeira prateleira, onde a temperatura é mais baixa, apenas para o leite. Ele pode ficar armazenado por 4 horas na temperatura ambiente. No verão, ele deve ser colocado direto na geladeira após a extração. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças USA, o leite materno pode ficar por 4 dias na geladeira e permanecer a -18°C no freezer por 6 meses.
Fora isso, lembre-se de que o leite materno não pode ser aquecido, apenas tirar o gelado e oferecer em temperatura ambiente. Sempre esquente em banho maria e evite o micro-ondas, que pode destruir fatores imunológicos. Depois desse processo, não é possível congelar novamente, então o leite que sobrar deverá ser descartado!