Quando uma criança começa a tossir, é natural que as mães busquem alternativas para aliviar o desconforto, como por exemplo, os vaporizadores.
Segundo a Parents, muitas famílias recorrem a esses itens, também conhecidos como cremes mentolados, aplicando o produto na sola dos pés.
No entanto, entender como esses produtos funcionam e quando apostar em um vaporizador para tosse infantil faz toda a diferença.
Afinal de contas, a tosse pode surgir em vários momentos da infância e, apesar de ser incômoda, nem sempre ela indicam algo grave.
O que são vaporizadores?
Os vaporizadores são produtos tópicos, vendidos sem prescrição, compostos por substâncias como cânfora, mentol e óleo de eucalipto. Elas são indicadas para alívio temporário de tosse e congestão.
Quando aplicadas no peito ou pescoço, os vapores aromáticos ativam receptores nas vias aéreas superiores. Isso cria uma sensação de respirar melhor, mesmo que o produto não abra de fato as vias aéreas nem dissolva o muco.
Ou seja, o efeito é mais sensorial, mas ainda assim pode trazer conforto.
Por que aplicar nos pés não funciona?
Muitas mães já ouviram que passar pomada mentolada na sola dos pés, cobrindo com uma toalha quente, ajuda a parar a tosse. Apesar de ser um hábito popular, especialistas afirmam que não há evidências de que isso realmente funcione.
Isso acontece porque, quando o produto é aplicado nos pés, os vapores não chegam à área onde precisam ser inalados, ou seja, as vias respiratórias.
Assim, o efeito esperado simplesmente não acontece. Para que o aroma mentolado tenha algum impacto, ele precisa ser sentido pela criança, o que ocorre apenas quando é aplicado no peito.
Mesmo que não alivie a tosse, a aplicação nos pés pode ter outros efeitos.
Riscos no uso de vaporizadores
Apesar de amplamente conhecido, o uso de vaporizadores exige cuidados, especialmente com os bebês. Entre os principais alertas, estão:
- Não deve ser usada em crianças menores de 2 anos.
- A cânfora é tóxica se ingerida, podendo causar efeitos graves.
- O produto não pode ser aplicado próximo às narinas.
- Não deve ser usado em pele machucada.
- Pode causar irritações que pioram o quadro.
Por isso, sempre converse com o pediatra antes de aplicar qualquer produto tópico, principalmente se a criança for pequena ou tiver pele sensível.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos.
Nele, você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%.
Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Educação em saúde infantil: 5 estratégias para desenvolver o bem-estar
- 5 dicas para garantir a saúde bucal das crianças







