Nada como acordar revigorado depois de uma boa noite de sono, não é? Mas para muita gente, descansar de verdade pode ser um desafio. O zumbido no ouvido, a síndrome das pernas inquietas e até mesmo a alimentação podem atrapalhar – e muito – a qualidade do sono. Para te ajudar a entender melhor essas questões e saber como combatê-las, especialistas explicam o que acontece e dão dicas práticas para melhorar suas noites de descanso.
Zumbido no ouvido: por que ele parece piorar à noite?
Sabe aquela sensação de que o zumbido fica mais intenso quando tudo ao redor está silencioso? Isso acontece porque, sem os sons do dia a dia, o barulho interno se torna mais perceptível. “Quando o zumbido incomoda muito, pode atrapalhar o sono, dificultando o momento de pegar no sono e aumentando a ansiedade”, explica a médica otoneurologista Dra. Nathália Prudencio, especialista em tontura e zumbido.
Como tratar o zumbido para dormir melhor?
Uma forma eficiente de reduzir esse incômodo é a terapia sonora, que consiste em utilizar sons neutros para mascarar o zumbido. “Muitas pessoas buscam áudios na internet para isso, mas o ideal é contar com a orientação de otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos especializados”, recomenda a especialista.
Síndrome das pernas inquietas: o que causa e como aliviar?
Sentir uma vontade incontrolável de mexer as pernas antes de dormir pode ser um sinal da síndrome das pernas inquietas (SPI). “Esse distúrbio faz com que a pessoa se mova involuntariamente à noite, impedindo que entre em sono profundo e resultando em cansaço ao longo do dia”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita. A SPI pode ter causas genéticas, mas também estar ligada a fatores como deficiência de ferro, problemas vasculares e neuropatias.
O que fazer para reduzir os sintomas?
Se você sofre com esse incômodo, algumas mudanças na rotina podem ajudar:
- Praticar atividades físicas regularmente
- Evitar cafeína e álcool antes de dormir
- Tomar banhos quentes para relaxar os músculos
- Aplicar calor ou frio nas pernas
- Buscar um especialista para diagnóstico e tratamento adequado
“Muitos pacientes passam anos indo de médico em médico antes de descobrir o que realmente têm. É essencial procurar um especialista para receber o diagnóstico correto”, reforça Dra. Aline.

Alimentação e sono: como a dieta pode atrapalhar o descanso?
Você já parou para pensar que a última refeição do dia pode estar sabotando seu sono? Comer em horários inadequados pode confundir o organismo, bagunçando o metabolismo e afetando o descanso. “O fígado regula o ritmo do corpo e, quando comemos muito tarde, ele recebe sinais conflitantes do cérebro, que está em modo de descanso. Isso pode prejudicar o sono”, explica a endocrinologista Dra. Deborah Beranger.
Quais alimentos ajudam ou atrapalham o sono?
Segundo a nutróloga e Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, Dra. Marcella Garcez, alguns alimentos são aliados do sono de qualidade:
- Ricos em triptofano: peru, frango, leite, banana e nozes ajudam na produção de serotonina e melatonina
- Fontes de magnésio e vitaminas do complexo B: aveia, arroz integral, vegetais verdes e peixes de águas frias
- Chás relaxantes: camomila, erva-doce, cidreira e hortelã
Por outro lado, refeições muito pesadas podem ser vilãs do sono. “Evite alimentos gordurosos e carboidratos de alto índice glicêmico antes de dormir, pois eles podem causar refluxo e desconforto, prejudicando o descanso”, alerta Dra. Marcella.
Dicas para melhorar o sono e evitar distúrbios
Se o seu objetivo é dormir melhor e acordar com mais disposição, algumas mudanças simples podem fazer toda a diferença:
- Estabeleça uma rotina para dormir e acordar sempre no mesmo horário
- Evite usar celular ou assistir TV antes de dormir – a luz azul atrapalha a produção de melatonina
- Pratique atividades físicas durante o dia, mas evite exercícios intensos à noite
- Mantenha o quarto confortável, com temperatura agradável e pouca luz
- Diminua o consumo de cafeína e álcool, principalmente no fim do dia
Com pequenas mudanças no dia a dia e o tratamento adequado para possíveis distúrbios, é possível transformar suas noites e ter um sono muito mais tranquilo e revigorante.