Tirar meleca do nariz nunca foi algo bem visto na sociedade e muitas vezes esse hábito é repreendido pelos pais logo de cara. Os médicos alertam sobre os riscos que colocar o dedo no nariz pode trazer a saúde do seu filho.
Segundo estudo publicado na revista científica European Respiratory, o hábito pode espalhar pneumococo, uma bactéria perigosa que causa doenças pneumocócicas como infecções nos pulmões e ouvidos, meningite e pneumonia. A contaminação ocorre quando há o contato entre o nariz e as mãos que foram expostas à bactéria. Os pesquisadores descobriram que ela se espalha na mesma proporção, seja em ambiente seco ou úmido, ou se as pessoas esfregam ou cutucam o nariz.
A pesquisa reforçou que o hábito deve ser proibido pelos pais, pois não é inofensivo como acreditavam. A doença pneumocócica, causada pela bactéria, pode atingir qualquer pessoa, mas idade e algumas condições clínicas podem aumentar a incidência da doença. “Crianças menores de 5 anos (mais ainda as menores de 2 anos), idosos e pessoas com doenças como aids, anemia falciforme, diabetes, asplenia, doença do coração ou do pulmão, são mais propensas a adoecerem de forma grave e até fatal”, informa a Sociedade Brasileira de Imunizações.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é responsável por 15% de todas as mortes de crianças nessa faixa etária em todo o mundo, além de ser a maior causa de mortalidade infantil por doença prevenível por vacinas.
Além de evitar tirar meleca do nariz, a especialista Victoria Connor, pesquisadora clínica da Escola de Medicina Tropical de Liverpool e do Royal Liverpool Hospital, acredita que bons hábitos possam mudar esse quadro. “Nestas situações, garantir boa higiene e limpeza de brinquedos ou superfícies provavelmente reduziria a transmissão e diminuiria o risco de desenvolver uma infecção pneumocócica, como pneumonia.”