• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Seminário

13º Seminário Internacional Pais&Filhos: confira tudo o que aconteceu no evento

Por Redação Pais&Filhos
22/06/2022
Em Seminário
Tatiana Paranguá no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos

Tatiana Paranguá no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos Divulgação

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Todo mundo vem de uma mãe. Isso já é um verdadeiro domínio mundial. Ainda não ficou clara a importância em olhar de perto como vive essa mulher? Temos que estender as mãos para todas elas. Não largar de jeito nenhum. Os homens, pais, são fundamentais nessa conversa. Se a gente entender que o planeta depende de um ambiente cuidadoso com a criação dos filhos, tudo será bem mais leve. E é isso que a gente busca e debateu no 13° Seminário Internacional Pais&Filhos, em parceria com Nestlé Nanlac.

Em formato 100% digital, direto da Unibes Cultural, em São Paulo, o evento aconteceu no dia 25 de maio e contou com diversas palestras, bate-papos e mesas-redondas. Alguns convidados se conectaram online e outros se juntaram a nós presencialmente, após mais de 2 anos. Ao longo de 8 horas ao vivo de live no Facebook e YouTube da Pais&Filhos, também rolaram sorteios e ativações. Você pôde acompanhar tudo o que aconteceu junto da nossa cobertura em tempo real nas redes sociais e site. Mas se você perdeu algum detalhe, não se preocupe, confira aqui os insights desse dia. Foi o momento de gritar para todos que, sim, as mães vão dominar o mundo!

Adriana Cury, mãe de Alice e Diretora Geral da Pais&Filhos, deu as boas-vindas neste evento, desta vez, com um significado mais que especial por estar grávida da primeira filha, e reforçou o poder da mãe: “O tema desse seminário é mais do que especial para mim, porque eu acho que as mães realmente vão dominar o mundo”. Mais uma vez o Seminário foi conduzido por Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, que destacou a importância de olhar com profundidade para as mães: “As mulheres e mães precisam de qualidade de vida”.

Maternidade: nem para mim, nem para você, nem para eles

Tatiana Paranaguá, mãe de Luísa e Davi, é psicóloga clínica junguiana, professora da PUC-Rio, Casa do Saber e diretora do Centro Junguiando e criadora de conteúdo em seu canal do YouTube, lembrou da necessidade de olhar para si após a maternidade: “Lembrar que as mães são mulheres, e não apenas mães. Não existiria mundo sem a maternidade. Sinceramente, o amor que é despertado pelo filho é a maior força e energia de construção. Ter um filho pode despertar a oportunidade de amar e reconhecer a doação”, defendeu. Tatiana falou sobre o efeito do julgamento: “É uma pressão muito grande do que deve ser e não há espaço para fazer uma maternidade como eu quero ser. A maternidade é muito olhada, as pessoas se sentem muito no direito de chegar em outra mãe, de querer dizer como aquela mulher jovem deve se comportar. Cada um tem o direito de descobrir, pedir ajuda e não atropelar a maternidade”.

LeiaMais

Começou! Veja tudo o que rolou na abertura do 19º Seminário Pais&Filhos

Tudo o que rolou no 19º Seminário Pais&Filhos – Sozinho, sem chance!

15 de agosto de 2025
Confira tudo o que rolou no podcast em parceria com Royal Prestige no 19° Seminário Pais&Filhos

Confira tudo o que rolou no podcast em parceria com Royal Prestige no 19° Seminário Pais&Filhos

12 de agosto de 2025
Conheça os produtos e os vencedores dos sorteios do 19º Seminário Pais&Filhos

Conheça os produtos e os vencedores dos sorteios do 19º Seminário Pais&Filhos

12 de agosto de 2025
Saiba tudo o que rolou nos podcasts ao vivo do 19° Seminário Pais&Filhos – Sozinho, sem chance!

Saiba tudo o que rolou nos podcasts ao vivo do 19° Seminário Pais&Filhos – Sozinho, sem chance!

12 de agosto de 2025

“Se quiser acabar com o mundo é só acabar com as mães, porque as mães fazem o ciclo de vida existir. Ser mãe não é prazer eterno. Vai além do prazer, é chegar com o amor”. Em contrapartida, afirmou que a vida pessoal é complementada por conta dos membros familiares: “Sou psicóloga, professora e mãe. Eles não me atrapalham, eles me ajudaram muito. Eu não seria essa profissional sem a minha família”. A psicóloga também pontuou a necessidade de respeitar seus limites. “É relevante, necessário e requer uma certa medida. O filho olha pra essa mãe e vê a imagem de ‘Deus’ na Terra. Ela realmente representa isso para ele. A transição de super-heroína para esse lugar de ser humano é extremamente importante”. Por fim, concluiu: “Mesmo que as mães não tenham sido perfeitas, dentro da imperfeição, era aquilo que precisava. Se você faz o seu melhor, o seu filho sabe”.

Tatiana Paranguá no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Divulgação)

Pode dizer que são elas

Mariana Ferrão, jornalista, mãe de Miguel e João, deu o pontapé na primeira mesa-redonda valorizando o papel da mãe: “É sobre ter humildade de entregar o mundo pros outros, e saber que a gente não domina nada, muito menos os nossos filhos. Eu não consigo encontrar outro valor maior do que a disponibilidade pro amor”, e ainda defendeu que esse sentimento é capaz de mover montanhas. Maya Eigenmann, pedagoga, mãe de Luca e Nina, concordou e aproveitou para falar sobre o impacto da relação entre pais e filhos: “Nós somos feitos para conectar com outros humanos, e se existe um fator que promove saúde emocional, física e psicológica para as nossas crianças é o apego delas com o adulto cuidador”.

Maya fez questão de enfatizar, contudo, a necessidade das mães também olharem para si: “Uma mãe que está exausta não consegue apoiar o filho. Não é porque a mãe pariu que ela precisa aguentar tudo”. Veronica Oliveira, ex-faxineira e palestrante, mãe de Claire, Ian e Olívia, fez um desabafo a partir da própria experiência: “Eu passei por um bocado de dificuldades na maternidade. Quando você não tem o básico, como você vai se sentir uma boa mãe? Quando eu sentia fome, eu gritava com os meus filhos”. Ela, que foi mãe com idades bem distintas, ainda colocou a importância da rede de apoio, ainda mais com um pai ausente.

“Eu tive uma profunda depressão pós-parto, e fui completamente desconectada do que me falaram que era maternidade. Me desconectei da minha essência e passei por problemas sérios na minha saúde mental”, contou Izabella Borges, advogada criminalista especialista em violência de gênero, mãe de Catarina e Bento. Como advogada, ela fala da importância de entendermos as mulheres e apoiar umas às outras, e principalmente a si mesma, compreendendo que nem sempre tudo estará bem. Já Eliane Dias, advogada e empresária, mãe de Domenica e Kaire Jorge, disse sobre a importância do feminismo e não se comparar na maternidade, brincando que a vida real vai muito além dos stories, e acrescentou: “Não existe cartilha para ser mãe, a gente dá o nosso melhor, minha mãe deu o melhor dela e eu dou o meu melhor. De todas as coisas que eu faço, o que mais adoro é ser mãe”.

Foi uma palestra com 5 mulheres incríveis (Foto: Divulgação)

O poder da mãe

O jornalista Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora, partiu do ponto que todos temos que estender as mãos às mães para que elas não precisem carregar todo o peso da criação de um filho sozinhas. Assim, os homens, pais, são fundamentais nessa conversa. Ele começou falando sobre o desconforto que muita gente pode ter tido ao ver um homem falando sobre o poder da mãe. “De qualquer forma, eu sou filho. Eu sou filho como você, também. E acho que aqui a primeira reflexão é essa. A ideia de nós, como filhos, podermos avaliar ou, pelo menos, refletir, ou tentar absorver o conhecimento materno para tentar entender qual é o poder da mãe”.

Dando o exemplo da própria mãe, ele discorreu sobre as barreiras que a mulher enfrenta: “O que eu posso dizer é que a gente vive em um país – ou em um mundo – que é cheio de criptonitas para essa mãe. A gente sabe que a chegada de uma criança na vida de uma mulher talvez seja o grande motivo de um ‘gap’ salarial existir”. Segundo ele, hoje, a carga de culpa e pressão que cai sobre as mães é insustentável: “Aqui estou eu para dizer para você, mãe: não é sua culpa. Não é sua culpa se o pai biológico abandona. Não é sua culpa se você não consegue dar conta…”. Para o amanhã, ele deseja: “O que eu quero é mães felizes. Minha esposa feliz. Minhas filhas respeitadas. As minhas meninas ganhando o mesmo salário dos homens que fazem a mesma função. Tendo a mesma consideração e respeito na sociedade. Protegidas de fato”.

Marcos Piangers falou sobre os poderes e desafios da parentalidade no 13° Seminário Internacional Pais&Filhos
Marcos Piangers falou sobre os poderes e desafios da parentalidade no 13° Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Seminário Pais&Filhos)

Mãe também é gente: sexo, paz, rock ‘n’ roll e pijama

Ana Canosa é psicóloga clínica, terapeuta sexual e educadora em sexualidade, mãe de Theo, introduziu o tema dizendo: “Eu tenho muitos prazeres na minha vida, e hoje, ser mãe é um deles”. Para ela, casais sofrem um forte impacto na fase da gestação e no puerpério. “A gente sofre na fase da gestação e dos filhos pequenos porque um terceiro entra na relação. E toda vez que alguém entra na relação dá confusão”, explicou. A especialista reforçou a necessidade de mudar a visão que se criou historicamente, que divide as mulheres em mulher para transar e mulher para casar.

“Eu até brinco, mulheres, tenham um orgasmo todo dia que assim nós vamos dominar o mundo”, falou Ana, explicando que após o orgasmo, o hormônio da dopamina traz foco para as mulheres. Ela ainda pontuou que além das pessoas fazerem sexo para procriar, fazem para amar, para se abraçar, para expressar afeto, conexão e manter a intimidade. E isso é fundamental. Mas para despertar essa vontade, é necessário, sim, que elas se sintam bem consigo e com o parceiro. Ana contou que as mulheres que têm parceiros que as ajudam em tarefas domésticas, costumam ter mais desejo sexual em comparação a mulheres que não têm ajuda. A psicóloga destacou que o prazer é um fator fundamental para o sexo e a vida de casal, principalmente, após o nascimento dos filhos, colocando: “A gente só faz um resgate da intimidade sexual se o sexo é bom”. Esse é um momento que precisa ser desfrutado por todos, sem culpa ou pressão.

Ana Canossa trouxe diversos tópicos para a palestra (Foto: Divulgação)

Cabo de guerra

Raka Minelli, mãe de Davi e Joaquim, e criadora de conteúdo digital, fez um desabafo: “O julgamento sobra pra mãe. Eu sinto muito isso, que a pressão é em cima da mãe, seja o que acontecer [com a criança]. Eu tento desmistificar essa forma que a mãe tem que aceitar tudo, a gente não tem filho sozinha”. Ela comenta que aprendeu a pedir ajuda com o segundo filho, e complementa: “A maternidade é incrível, mas é uma tarefa muito árdua. Ser mãe é uma coisa inexplicável, só quem é sabe como é ter essa conexão direta com um bebê”.

E teve surpresa para o Beto Bigatti nessa segunda mesa-redonda, com a participação da esposa dele, Luciana Tornquist, jornalista. O casal é pai de Gianluca e Stefano. Lu afirmou: “A gente tem esse hábito de ‘pegar’ junto, dividimos todas as coisas da vida comum, desde que a nossa vida juntos se iniciou”. É claro, que uma semana ou outra sobra mais para alguém, mas, segundo ela, algo que faz parte e é resolvido. Beto ainda acrescentou: “O homem que não assume, tanto a paternidade, quanto as coisas da casa, está perdendo uma companheira que admire ele”.

Laura Gama e Camila Lucoveis, mães de Lavínia, que exercem a maternidade com guarda compartilhada, sendo o amor a base da família mesmo após o divórcio, destacam a importância da parceria entre elas. “As principais cuidadoras da nossa filha, independente de sermos duas mulheres, somos nós duas, exercemos 50/50”, contou Camila. “A gente é socializada para sermos mães, então temos consciência e responsabilidade do peso que é. Todos deveriam ter esse senso de responsabilidade, mas sabemos que sempre cai na mãe”, constatou Laura.

Amanda Pereira e André Polonca, pais de Jorginho e João, comentaram que muitas vezes são vistos como “casal margarina”, mas a realidade não é bem assim. “Eu visto essa camisa de mulher feminista nesta época que a gente está vivendo. O importante é a gente se educar, porque vivemos em uma sociedade machista. É um lugar de privilégio para o homem e precisamos reconhecer pra saber como podemos mudar e trabalhar isso”, disse Amanda. André concordou: “De fato, a sociedade cobra de uma maneira egoísta a mulher”.

Mesa redonda 13º Seminário Internacional Pais&Filhos
Mesa redonda 13º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Reprodução / Pais&Filhos)

Carreira x Maternidade

A empreendedora Beta Whately, mãe de Valentim e Francisco, comentou sobre trabalho e maternidade: “Eu brinco que todos os dias de manhã eu desço no tobogã da vida com uma bandeja no colo e vários copos. Com a maternidade e o trabalho, um desses copos acaba caindo todo dia”, e completou: “Talvez eu nunca ache o equilíbrio. Mas isso é o mais legal da minha vida: meu trabalho é muito importante, mas meus filhos são mais”.

Beta no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos
Beta no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Reprodução / Arquivo Pais&Filhos)

Em família

Mariana Arasaki, influenciadora e mãe de 10 filhos, afirmou: “A rotina na minha vida é fundamental para tudo funcionar”, além disso, destacou o papel da rede de apoio para fazer acontecer. Ela, que informou nunca ter pensado em uma quantidade exata de filhos, mas tem vontade de aumentar a família, garantiu: “A maternidade tira o ‘nosso eu’ e deixa a gente mais generosa. Eu busco ser uma pessoa melhor pelos meus filhos”.

Mariana no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos
Mariana no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Reprodução / Arquivo Pais&Filhos)

A pandemia continua

Bia Borja, uma das pesquisadoras do projeto PAISdemia, que avalia o impacto da pandemia na parentalidade, junto de Dado Schneider, Valesca Karsten e Marisa Eizirik, falou sobre o efeito desse estudo nas famílias: “As histórias inspiram e elas têm muitos aprendizados. Há a sensação de não estar sozinha, com pessoas sentindo a mesma coisa que senti. É com esse amor e esse acolhimento que a gente vai fazer a diferença”.

Alerta burnout

Izabella Camargo, jornalista, mãe de Angelina, criticou o uso do termo “burnout materno”, uma vez que o burnout é uma doença que diz respeito somente ao ambiente de trabalho: “O Burnout materno pode ser traduzido para exaustão materna”, e destacou a importância de priorizar a saúde mental: “A única maneira que as mulheres vão conseguir dominar o mundo é se incluindo na própria agenda, delegando, e dividindo as tarefas”.

Izabella Camargo falou sobre a importância da saúde mental após a maternidade (Foto: Divulgação)

Decoração

Com a colaboração de Disk-tem locações e Casa Riacuelo, nossa decoração ficou muito especial
Com a colaboração de Disk-tem locações e Casa Riachuelo, nossa decoração ficou muito especial (Foto: Divulgação)
  • O mundo é de vocês, mães! E por isso, trouxemos ele para o nosso cenário com a parceria da Solugraf que fez esses painéis e preparou a atmosfera do nosso Seminário!
  • A gente sabe que os detalhes importam e fazem toda a diferença. Os itens da Casa Riachuelo deixaram nosso cenário mais aconchegante.
  • Os móveis desta edição foram cedidos pela Disk-Tem. Ficamos apaixonadas nesse ambiente.
  • O que representa a maternidade? Difícil responder em uma palavra? Então nós selecionamos algumas que traduzem esse turbilhão: vínculo, desconstrução, dor, realização, inspiração…
  • Mais uma vez, a Unibes Cultural foi a casa do nosso Seminário. Mal vemos a hora de encontrar todos vocês presencialmente por aqui.

Além de todo o conteúdo, também contamos com outras atividades

  • #asmãesvãodominaromundo: Bombaram nas redes sociais! Todo mundo pôde participar do Seminário a partir do nosso filtro exclusivo e hashtags especiais!
  • Ativações: Nestlé Nanlac, a patrocinadora do Seminário, preparou dois vídeos sobre o poder de criar filhos e acompanhar o desenvolvimento, apresentando Nestlé Nanlac Supreme e Nestlé Nanlac Comfor
  • Hora do almoço: Nossa parceira Fefa Alfano, mãe de Rafael e Felipe, preparou duas receitas: um yakissoba bem caprichado e uma torta flor de maçã deliciosa pra sobremesa
  • É só relaxar: Nós estamos muito chiques! O Palácio Tangará, um oásis urbano em São Paulo, hospedou a Andressa Simonini antes e após o Seminário. Não tinha lugar melhor para um descanso merecido.
  • Sorteios: 2 cabanas infantis, 1 cabana pet, 1 cabana de teto, 1 casulo balanço e 1 cordão de luz, da Cabanas Bacanas; 2 abridores de vinho INOX, 1 liquidificador e 1 aspirador de pó portátil, da Black+Decker; 1 pelúcia My Baby Unicorn, 1 bloco de montar Astronautas Estação Espacial e 1 boneca Crybabies Good Night Jenna, da Multikids; 2 vouchers de R$ 300,00 para uso no site, da Lana Trends; 2 kits de produtos, da Kendall; 2 kits baby moments, da Chicco; 1 kit de atividades EDUCA+, 1 Jogo Laboratório Manual do Mundo e 1 kit de pintura Baby Shark, da Nig Brinquedos; 1 Robô Alive – Dino Wars Raptor e 1 Pets Alive – Frankie The Funky Flamingo, da Candide; 1 Puff baú, da Puff ão e Cia; 1 kit da linha Yummy, 1 Assento Elevatório para Refeição Peanuts e 1 Carrinho Compacto Spy, da Multikids Baby; 1 Cadeira de Segurança, da Bebeliê; 1 Kit Spa Essencial, da dōTERRA.
Tags: as mães vão dominar o mundoSeminárioseminário pais
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Clara Maria é fruto do relacionamento entre a humorista e o ator Rafa Vitti

Tatá Weneck mostra filha de 2 anos fazendo ‘charme’ para câmera: “Tá com o ‘jeitinho’ da mãe”

Sacola aberta com vários vegetais e legumes saindo dela.
Saúde

Comer bem, crescer bem: guia para crianças vegetarianas

Por Isabela Duarte
19 de setembro de 2025
0

O vegetarianismo na infância é uma escolha que exige atenção e cuidado. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reconhece que,...

Leia maisDetails
Avião de brinquedo e nuvens de papel em fundo rosa.

3 dicas para proteger a audição da família em viagens de avião

19 de setembro de 2025
Momento em família: 12 filmes para ver com seu filho

Momento em família: 12 filmes para ver com seu filho

19 de setembro de 2025
Corpo de três bebês são encontrados semanas após moradora ser despejada

Corpo de três bebês são encontrados semanas após moradora ser despejada

18 de setembro de 2025
cenouras

Receita simples de bolo de cenoura: clássico e irresistível

18 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.