O 19° Seminário Pais&Filhos está acontecendo a todo vapor! Depois de tantas conversas enriquecedoras sobre como a rede de apoio pode auxiliar na criação de uma criança, chegamos em um pilar essencial para compor essa rede: a escola. O diálogo entre as famílias e a escola, são essenciais na formação como alunos e como indivíduos. Por isso, vamos aproveitar mais um bate-papo com a presença de Erik Hörner, pai de Clarice e Antonio, ele é diretor administrativo do Colégio Humboldt, doutor em História pela USP e especialista em gestão da Educação Básica.
No contexto da criação e educação infantil, a escola é muito mais do que um espaço de ensino: é uma rede de apoio fundamental para famílias e crianças. Pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que ambientes escolares acolhedores e integrados à comunidade contribuem para o desenvolvimento social, emocional e acadêmico das crianças, reduzindo índices de evasão e promovendo o sentimento de pertencimento. “A escola além um lugar de aprendizado, é uma extensão da rede de apoio que fortalece famílias e crianças. Quando o ambiente escolar é acolhedor e conectado à comunidade, ele contribui diretamente para o desenvolvimento integral das crianças. Comenta Erik.
Para muitas famílias, especialmente as mães solo, a escola representa um porto seguro, onde os filhos podem estar protegidos, aprendendo e se desenvolvendo enquanto elas trabalham. De acordo com dados do Censo Escolar 2023, cerca de 25% das crianças brasileiras vivem em lares monoparentais, o que reforça a importância da escola como espaço de suporte e cuidado diário. Essa parceria entre escola e família é essencial para garantir não só a educação, mas também o bem-estar integral das crianças. “Quando falamos em rede de apoio, é impossível não lembrar daquele ditado tão verdadeiro: ‘é preciso uma aldeia inteira para criar uma criança’. Em nossa sociedade, a escola representa uma parte fundamental dessa aldeia. Em escala e papel social, ela é uma rede de apoio com outras possibilidades”, explica o diretor.
Erik acredita no poder transformador da educação como ponte entre gerações e vê o diálogo com as famílias como parte essencial da formação integral dos alunos, fortalecendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também os vínculos familiares e sociais. Estudos realizados pelo UNICEF destacam que o envolvimento ativo das famílias na vida escolar dos filhos está diretamente ligado a melhores resultados educacionais, maior autoestima e desenvolvimento emocional das crianças. “O desafio não é de geração, é de comunicação. Quando abrimos espaço para o diálogo genuíno entre escola e família, construímos pontes que fortalecem não só o aprendizado, mas os vínculos humanos. A escola não é a extensão da casa, ela é a sala de aula do mundo, com o compromisso social de educar para além dos muros familiares”, comentou.
Além disso, pesquisas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) mostram que escolas que promovem o diálogo constante com as famílias contribuem para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios do século XXI com habilidades cognitivas e socioemocionais fortalecidas. Essa parceria entre escola e família é fundamental para criar ambientes educativos mais inclusivos, acolhedores e eficazes.
Programação do 19º Seminário Pais&Filhos
- 09h00 – Abertura dos portões
- 10h00 – Apresentação do tema
- 10h30 – Palestra I – A arte de saber pedir ajuda, com Isa Minatel
- 11h30 – Bate-papo I: Juntas&Empreendedoras, com Ana Fontes e Fernanda Paronetto
- 12h00 – Sorteio
- 12h15 – Almoço
- 13h15 – Mesa-redonda I – Pai não é rede de apoio, com Eliezer, Beto Bigatti, Thiago Godoy, Tadeu França e Luccas Neto
- 14h- Bate-papo II: Síndrome da Perfeição, com Silvia Lobo e Valesca Karsten
- 14h20 – Bate-papo III : Especial Boiron: Você não está sozinha, com Beatriz Hlavnicka
- 14h40 – Bate-Papo IV: Especial Colégio Humboldt: Escola é rede de apoio, com Erik Hörner
- 15h00 – Bate-papo V: Socorro, comunidade!, com Manoela Pereira, Fernanda Bande, Marcela Barci e Mariana Almeira (Baby Center)
- 15h30 – Intervalo com ativações das marcas
- 16h00 – Palestra III – O (des)controle das gerações, com Dado Schneider
- 17h00 – Mesa-redonda II – Sozinhas? Sem chance!, com Naiumi Goldoni, Thaeme Mariôto, Fabi Claudino, Mileide Mihaile e Luciana Mello.
- 18h00 – Sorteio e encerramento, com Naiumi Goldoni, Thaeme Mariôto, Fabi Claudino e Luciana Mello.
- 18h00 – Sorteio e encerramento