O 17° Seminário Internacional Pais&Filhos está acontecendo nesta sexta-feira, 21 de junho, na Unibes Cultural, em São Paulo. A segunda palestra do dia foi feita pela Isa Minatel, que está palestrando pela primeira vez no nosso evento.
Ela é psicopedagoga, escritora, empresária, palestrante e vai falar sobre formas de conciliar a disciplina e a liberdade dentro da criação de uma criança. A coach de família é responsável pela palestra “A nossa rede”.

A psicopedagoga conta que é super importante estudar sobre a maternidade, e buscar as informações disponíveis sobre o assunto, e complementa: “Rede de apoio não é luxo, é necessidade”.
A escritora relembra o nascimento de seu filho ao contar que acreditava que o nascimento de uma criança não poderia mudar tanto assim a vida de uma mãe. “É uma sensação tão ruim, tão frustrante, estar acostumada a trabalhar, a fazer tudo, e ver que seu filho depende só de você. E, quando ele chora, parece que na verdade você não dá conta de nada”, comenta Isa.
Isa conta que quando o filho nasceu, quem pôde ficar com ela foi sua sogra, a qual não tinha uma relação tão boa desde o ínicio de seu casamento. “Nasceu meu filho, e eu estava no modo mãe leoa: o filho é meu! E ela estava lá querendo fazer tudo”, relembra.
“Quando meu filho foi crescendo, eu comecei a estudar autoconhecimento, entender como melhorar minhas relações”, conta Isa que levou 7 anos para encontrar o lado positivo do relacionamento com a sogra. “Quando você foca no lado negativo de alguém, isso aumenta: seja a criança, sogra, pai, mãe. Quando você foca no lado positivo de alguém, isso também aumenta”, menciona.
Após 7 anos, ela se considerava uma pessoa “inapoiável”: “reclama que não tem rede de apoio, reclama que não tem quem ajude, mas na verdade, nos colocamos como inapoiáveis”, conta Isa. A escritora diz que sempre via defeito em tudo, e precisou entender melhor quem era sua sogra e como teria sido a infância dela.
“Ela estava me entregando o melhor, e eu recebendo como pior. Ela me dizia ‘eu te amo’, e eu entendia como um ‘eu te odeio’. Se você conhece a infância de alguém que você tem raiva, às vezes você passa a ter compaixão”, acrescenta. Com o pai, com a escola, com babá, ela sempre via o pior por querer tudo do seu jeito.
Após a vivência com a sogra, o mergulho no autoconhecimento e a busca pelo equilíbrio fizeram com que ela entendesse que seu filho não era 100% dela, e sim, de outras pessoas também: dos avós, do pai e dos tios. E foi assim, que sua relação com todos melhorou e hoje pode contar com sua sogra para ser sua rede de apoio.
Isa reflete sobre as cinco lições que aprendeu: apoio vem com o jeito de quem apoia; não existe apoio gratuito; rede de apoio é como dinheiro: ou você herda, ou trabalha para conquistar; você pode criar crédito para iniciar sua rede de apoio; e por fim, para ter rede de apoio, você precisa ser apoiável.
A psicopedagoga comentou com a plateia que no dia a dia todos devem fazer uma escolha: “Ser inapoiável ou buscar equilíbrio e se tornar uma estrela guia”. Para finalizar, ela convidou a plateia a ficar de pé e cantar uma música do Coldplay “A sky full of stars”, e se entregar à letra, encerrando sua palestra com chave de ouro.
Programação do 17° Seminário Internacional Pais&Filhos
- 9h | Welcome coffee
- 10h | Abertura
- 10h30 | Palestra // A raiz de tudo – Dr. Wimer Bottura Júnior
- 11h35 | Bate-papo // O filho é do casal – Eliezer
- 12h15 | Almoço
- 13h15 | Palestra // Aceita, agora você é pai! – Marcos Piangers
- 14h20 | Palestra // A nossa rede – Isa Minatel
- 15h25 | Coffee break
- 15h45 | Bate-papo // Fora de casa – Adriana Barbosa
- 16h05 | Mesa-redonda // Família é tudo (seja a família que for) – Arthur Aguiar, Denise Gomes, Pepita, Francisco Borges e Isabella Cecchi
- 18h | Encerramento