A terceira palestra do dia está acontecendo à todo vapor e conta com, ninguém mais, ninguém menos, do que o colunista da Pais&Filhos, Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora. O jornalista é uma presença VIP no evento, comparecendo em diversas outras edições, tanto online, quanto presencial.
Ele conta com mais de 1 milhão de livros vendidos no Brasil, Espanha, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos, acumula, também, mais de 6 milhões de fãs nas mídias sociais; mais de meio bilhão de visualizações nos seus vídeos; foi 5 vezes palestrante do TEDx, a maior conferência de ideias do mundo; e em 2022, seu livro foi para os cinemas, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira e agora o filme PAPAI É POP também está disponível no Amazon Prime Video.
O autor de o Papai é Pop começou a palestra contando a quantidade de homens no auditório – 30 homens – e, logo depois, indagou por que os pais, de modo geral, não participam da vida da família. Para ele, a diferença é biológica e social.
“Quando a mulher está grávida, no corpo dela é liberada ocitocina (o hormônio do amor), que ajuda a ter mais energia para cuidar daquele bebê. Essa liberação acontece no homem quando ele tem contato pele a pele com a criança. Se ele não tem esses momentos, não vai acontecer”, diz.

Piangers ainda criticou a forma como os meninos são educados e estimulados socialmente. Para ele, crianças do sexo masculino começam a ter de se esconder atrás da máscara da masculinidade tóxica em tenra idade, o que reflete na parentalidade quando são adultos.
Ao se perceber como a pessoa que recebe os cuidados e não como o “cuidador”, homens têm problemas em entender o momento de amadurecer, na opinião do jornalista.
“Homens, entendam que a paternidade pode ser um rito de passagem e que vai ser muito doloroso. Adoramos falar que ter filhos é maravilhoso, lindo, inexplicável, mas dói. Seu filho vai te lembrar de vários momentos difíceis que você passou na infância”, afirma.
O palestrante seguiu falando sobre as delícias e dificuldades de ser pai. Com uma filha na pré-adolescência e outra jovem adulta, Piangers compartilhou que tem exercitado como dar mais autonomia às meninas. Ele mostrou que a vida de pais não é apenas construída de sentimentos bons. “Quantas vezes você não olhou para o seu bebê com muito amor, mas também sentiu raiva por ele ter atrapalhado a sua vida, carreira, o sábado à noite?”
Antes de encerrar e abrir para a troca com os convidados, Marcos Piangers ainda deixou uma reflexão: “Quando eu falo ‘aceita que você é pai’, eu estou falando ‘aceita que você vai ter que fazer uma viagem para dentro de você, para olhar seus traumas, se conhecer e depois poder cuidar dessa criança'”, concluiu.

Programação do 17° Seminário Internacional Pais&Filhos
- 9h | Welcome coffee
- 10h | Abertura
- 10h30 | Palestra // A raiz de tudo – Dr. Wimer Bottura Júnior
- 11h35 | Bate-papo // O filho é do casal – Eliezer
- 12h15 | Almoço
- 13h15 | Palestra // Aceita, agora você é pai! – Marcos Piangers
- 14h20 | Palestra // A nossa rede – Isa Minatel
- 15h25 | Coffee break
- 15h45 | Bate-papo // Fora de casa – Adriana Barbosa
- 16h05 | Mesa-redonda // Família é tudo (seja a família que for) – Arthur Aguiar, Denise Gomes, Pepita, Francisco Borges e Isabella Cecchi
- 18h | Encerramento