Xan Ravelli, musicoterapeuta por formação, preta, crespa, mãe de Jade, Rael e Eva, e feminista, que já participou da mesa-redonda do Seminário, está de volta na 16ª edição para fazer parte de um bate-papo sobre “A mãe possível”, ao lado de Jang Sinn. O evento acontece dia 1º de dezembro direto da Unibes Cultural, em São Paulo.
O bate-papo tem justamente a intenção de trocar experiências e reforçar a importância das mães deixarem a culpa de lado, afinal, a melhor mãe que você pode ser para o seu filho, é a mãe real. Nada de super heroína ou perfeição.

Mais uma vez o dia será marcado por palestras, bate-papos e mesa-redonda, além das já famosas sacolas de brindes, sorteios, ativações e podcasts. Entre os confirmados desta edição estão Marcos Piangers, Cris Pàz, Ana Carolina Oliveira, Tina Calamba e Eliezer.
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, estará apresentando e mediando o evento. Já Beto Bigatti, colunista e embaixador da Pais&Filhos, pai de Gianlucca e Stefano, estará à frente dos podcasts, transmitidos em tempo real no YouTube e Facebook.
Programação do 16º Seminário
- 9h Welcome coffee
- 10h Abertura
- 10h30 Palestra – A solidão da mãe solo – Cris Pàz
- 11h40 Bate-papo – A mãe possível – Jang Sinn e Xan Ravelli
- 12h20 Almoço
- 13h20 Bate-papo – Filhos do Mundo – Humberto Baltar, Taís e Roberta Bento
- 13h45 Palestra – Vai com medo mesmo – Silvia Lobo
- 14h50 Palestra – Pai também tem instinto – Marcos Piangers
- 15h50 Coffee break
- 16h15 Mesa-redonda – Vai na tua – Ana Carolina Oliveira, Luana Safire, Eliezer, Tina Calamba e Priscilla Montes
- 18h Encerramento
Vai na tua: o tema do 16º Seminário
Diante de tantas pressões da sociedade e rotina para você ser a mãe perfeita, cobrança por parto normal, amamentação em livre demanda, criação sem telas, comunicação não violenta, alimentação orgânica, exclusão de chupeta e mamadeira… Ufa! É quase impossível atingir todas as expectativas que descarregam em nós, o que leva a sobrecarga, insegurança e um sentimento de confusão.
Estamos encarando uma geração de supermães que carregam o peso de expectativas e cobranças diferentes das nossas mães e avós. Mulheres que estão desconectadas da própria intuição com medo de não ser a mãe perfeita. Mulheres que são elogiadas por todos enquanto cumprem uma expectativa irreal de maternidade, mas que se sentem mais sozinhas do que nunca.

Mas a maior verdade no meio de tanta informação e julgamento é que ninguém no mundo conhece seu filho melhor do que você. Não tenha medo de confiar no que você acha que é melhor para a sua vida e para o seu filho. E se der medo, vai com medo mesmo. Afinal, você sabe da sua realidade. Por esses e tantos outros motivos, reforçamos no 16º Seminário: vai na tua. Confie!
16° Seminário Internacional Pais&Filhos
- Data: 1° de dezembro de 2023
- Horário: A partir das 9h (abertura dos portões)
- Onde: Unibes Cultural










