Tive o privilégio de participar, pela segunda vez, do Seminário Internacional Pais&Filhos. O tema, “Mãe (não) é tudo igual”, refletiu a singularidade de cada edição do evento, que assim como as mães, nenhuma é igual à outra.
Uma das características mais marcantes da Pais&Filhos é o espírito de comunidade e cuidado com as pessoas. Esse cuidado tem a ver com o Marcos Dvoskin, presidente do conselho editorial da Revista. Há anos, o Marcos entendeu que, para criar uma criança, é preciso de uma rede de apoio sólida. Então reuniu, com atenção e carinho, uma equipe para dar apoio à uma comunidade que hoje soma milhões de seguidores nas redes sociais e na revista online.
No dia 4 de dezembro, cheguei cedo à Unibes Cultural e fui recebida por uma atmosfera vibrante. Uma fila longa e animada se formava, com pessoas empolgadas para participar de um evento onde todos – do público aos bastidores – compartilham a ideia de que “todo mundo importa”. Como diz a apresentadora e Chief Marketing Officer, Andressa Simonini- trata-se de encontrar o melhor caminho para formar famílias felizes.
Logo na entrada, um café da manhã acolhedor e cuidadosamente preparado nos aguardava. Entre aromas de café moído na hora – trazido pela mãe da Andressa, a Branca, que orgulhosamente estava ao lado da filha – e conversas leves, os participantes se conectavam antes do início do evento.
Enquanto tomava meu café, uma mãe ao meu lado amamentava seu bebê. Como educadora e pesquisadora, fiquei encantada ao perceber como esse seminário acolhe mães em diferentes fases da vida, permitindo que participem plenamente, mesmo no puerpério. É um espaço onde se sentem ouvidas e incluídas.
A programação, cuidadosamente elaborada, nos conduziu ao teatro para um dia de imersão. Andressa abriu o evento com sua energia contagiante, celebrando o trabalho duro de sua equipe. Em seguida, a diretora-geral e CEO, Adriana Cury, emocionou a todos ao compartilhar sua experiência de maternidade na maturidade, uma mãe e profissional inspiradora.
Tive a honra de participar do podcast, moderado pela talentosa editora de arte, Beatriz Possebon, que trouxe ótimas perguntas. Junto com Maya Eigenmann e Katte Amaral, debatemos sobre infância, educação, limites e os desafios da maternidade. Debatemos sobre a infância, a arte de educar, os limites adequados para as crianças, a complexidade da maternidade e o quanto é importante as famílias buscarem orientação de especialistas quando precisam de ajuda para os seus filhos.
Voltei para casa com um gostinho de “quero mais” e com uma sacola cheia de presentes cuidadosamente escolhidos pelos patrocinadores e pela equipe da Pais&Filhos. Este seminário é muito mais do que um evento; é um abraço acolhedor para mães, pais e famílias inteiras.