Sabe aquelas infecções que preocupam a qualquer pai e mãe terrestre como pneumonia, otite e sinusite? Então, a vacina pneumocócica previne essas e muitas outras.
Vacina: Pneumocócicas
As vacinas pneumocócicas são indicadas para a prevenção das infecções causadas pela bactéria pneumococo (ex: pneumonia, meningite etc). Elas são produzidas a partir de bactérias mortas e diferem quanto ao modo de sua produção. Há basicamente 2 tipos desta vacina:
Curiosidade: as vacinas conjugadas foram desenvolvidas para que crianças menores de dois anos pudessem ter acesso à proteção, desta forma, elas podem ser aplicadas em crianças a partir de 6 semanas de idade.
Estudos demonstraram que adultos acima de 50 anos também se beneficiam ao tomar a vacina pneumocócica 13 valente.
No sistema público, a vacina tomada é a Pneumocócica Conjugada 10 Valente.
Doença: Pneumocócica
A doença pneumocócica é causada por uma bactéria (pneumococo) e esta é a maior causadora de infecção no ouvido (otite) e de outras infecções que se difundem para várias partes do corpo em crianças. Frequentemente, também causam sinusite, pneumonia e conjuntivite.
Em crianças pequenas e nas que estão na fase de amamentação, os pneumococos são as causas mais comuns de meningite bacteriana. Pode também causar infecções no coração, nos ossos e nas articulações. A doença pode levar desde 1 até 3 dias após o contágio para manifestar os primeiros sintomas.
Transmissor: O ser humano (doente ou portador sem sintomas).
Forma de transmissão: A transmissão é de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias. Infecções virais podem favorecer a infecção pelo Pneumococo, por exemplo, a Gripe (Influenza).
Período de transmissão: É transmissível enquanto houver microrganismo no nariz e na garganta do doente. Após 24 a 48 horas do início do tratamento com antibiótico o doente deixa de transmitir a doença. Existem portadores que não manifestam a doença e podem permanecer transmitindo o Pneumococo por longo período.
Complicações: Dependem do tipo de infecção causada pelo pneumococo, algumas – se não tratadas correta e precocemente – podem levar à morte.