• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Vacinar para a vida

Cuidar é amar: saiba mais sobre a vacinação na gravidez

Por Fernanda de Andrade
22/05/2023
Em Vacinar para a vida
As vacinas na gravidez são de extrema importância!

As vacinas na gravidez são de extrema importância! Shutterstock

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

A vacinação é indicada para várias etapas da vida e algumas vacinas oferecem proteção também para outras pessoas que não foram vacinadas por diversos motivos. Vacinas recebidas na gravidez protegem, além da gestante, o seu bebê nos primeiros meses de vida². Por isso, algumas vacinas atuam como uma proteção tanto para as pessoas que podem se vacinar quanto para as que não podem².

É muito fácil encontrar informações falsas sobre a vacinação na Internet e redes sociais, e por isso é tão necessário conversar com um profissional da saúde e procurar se informar com fontes confiáveis ao surgir qualquer dúvida, evitando a desinformação de um assunto tão importante³. Para o projeto “Vacinar Para a Vida”, em parceria com a biofarmacêutica GSK, o Dr. Igor Padovesi, ginecologista, obstetra e pai de Beatriz, Guilherme e Cecília; Dr. Claudio Len, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein e pai de Fernanda, Beatriz e Silvia; Dra. Ana Paula Burian, infectologista, pediatra e mãe de Henrique e Luísa; e Dr. Emersom Mesquita, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, pai de Eduardo e Vicente, responderam as principais dúvidas sobre imunização materna.

As vacinas na gravidez são de extrema importância! (Foto: Shutterstock)

O que é a vacinação?

A vacinação é uma das formas mais simples, seguras e efetivas de adquirir proteção contra uma doença imunoprevenível⁴.  Com a vacinação, o próprio sistema imunológico consegue criar uma defesa natural antes mesmo que ela tenha contato com o agente causador da doença⁴. De uma forma mais simplificada, as vacinas são responsáveis por “treinar” o sistema imunológico para criar anticorpos ao serem expostos a uma versão mais “enfraquecida” do agente causador⁴.

Existem vacinas com o vírus ou bactéria inativados e as vacinas com o vírus ou bactérias “vivos” mas atenuados³. As vacinas são dadas frequentemente por meio de injeções, mas existem exceções que podem ser administradas por gotas e dadas oralmente, como a vacina oral contra a poliomielite e a vacina rotavírus⁴.

LeiaMais

Recém nascido segurando o dedo de um adulto

Primeira consulta no pediatra: o que esperar, como se preparar e quais cuidados ter

10 de novembro de 2025
Bebês com as pernas a mostra

Seu bebê vai ser grande? Entenda o que é um bebê GIG e quais sinais você deve observar

10 de novembro de 2025
Mulher grávida, deitada com a mão na barriga

Por que você não deve tentar perder peso durante a gravidez

10 de novembro de 2025
Comidas de bebê representando a introdução alimentar.

Guia da introdução alimentar: dicas de especialista para uma transição tranquila

8 de novembro de 2025

A importância da imunização na gravidez

“A vacinação na gravidez ou fora dela é para a prevenção de doenças infecciosas que são passíveis de serem evitadas. É importante para a proteção da mãe e indiretamente do bebê”, destaca o Dr. Igor Padovesi, e completa: “Doenças que podem ser complicadas para a mãe durante a gestação, e com a vacinação, a mãe passa os anticorpos para o bebê pela placenta”.

Já a Dra. Ana Paula Burian relembra: “Durante a gestação, o organismo da mulher passa por modificações que alteram a resposta imunológica e favorecem algumas infecções e até mesmo com maior gravidade”. Por isso, a imunização deve ser tratada com seriedade e seguida junto do acompanhamento de um médico especialista. Dr. Emersom complementa: “Esses anticorpos que passam para o bebê são fundamentais nos primeiros meses de vida, especialmente enquanto ele ainda não tem idade para receber as doses de rotina”.

A imunização na gravidez é parte do pré-natal (Foto: Getty Images)

Benefícios da imunização na gravidez

Segundo a Dra. Ana Paula Burian, a vacinação na gravidez apresenta benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. A infectologista lembra que o sistema imunológico da mãe passa por alterações que acabam o deixando mais fragilizado, ressaltando a necessidade de uma proteção ainda maior. A especialista conta que o bebê contém uma menor capacidade de resposta imune ao nascer: “Quanto mais prematuro o bebê nasce e menor a sua idade gestacional, mais imaturo será seu sistema imunológico e maior o risco de infecções”, o bebê também continua “recebendo proteção” por meio da mãe, que passa os anticorpos adquiridos ainda durante a gestação e após o nascimento, através do leite materno¹. Segundo o Dr. Emersom Mesquita, a mãe pode ser uma transmissora de coqueluche para os bebês, mas isso não ausenta os outro familiares de serem vetores de transmissão, por isso é importante que todos se previnam, criando um casulo de proteção, também conhecido como Estratégia Cocoon: “As outras pessoas que irão conviver com o bebê de forma mais próxima também oferecem riscos e podem transmitir a doença. Para os familiares nunca vacinados ou com o histórico vacinal desconhecido, recomenda-se uma dose de dTpa e duas doses de dT, para garantir três doses do componente tetânico”.

Quais as vacinas recomendadas durante a gestação?

A Dra. Ana Paula Burian contou que existem cinco vacinas recomendadas para a imunização na gravidez: a contra Influenza (gripe), contra difteria, tétano e coqueluche acelular (dTpa), contra a difteria e tétano (dT), além da Hepatite B e Covid-19¹⁵.

dTpa

Essa vacina protege contra três doenças: a difteria, tétano acidental para a mãe e tétano neonatal para o bebê e, por último, coqueluche⁵. A dTpa pode ser tomada após a 20ª semana de gravidez⁵. Alguns sintomas da difteria são: gânglios inchados no pescoço, palidez, membrana grossa e acinzentada cobrindo às amígdalas e dificuldade de respirar⁴. Os sintomas de tétano nas mães são principalmente crises de contraturas que podem levar ao óbito, e no caso de tétano neonatal, o bebê sente irritabilidade, dificuldade para mamar e choro excessivo⁶,¹⁶.

Já no caso de coqueluche, o Dr. Claudio Len conta que o bebê sente tosse intensa e frequente, impedindo a amamentação e podendo chegar a ficar cianótico (escassez de oxigênio no sangue). Tanto o tétano, quanto a coqueluche, podem levar o bebê ao óbito nos primeiros meses de vida, e por isso são tão importantes de serem prevenidos na gestação.

dT

Chamada de vacina dupla do tipo adulto, a Dra. Ana Paula comenta que ela é responsável por proteger contra as doenças difteria e tétano. Ela é recomendada para as gestantes que não foram previamente vacinadas, tendo três doses como esquema básico (duas de dT e uma de dTpa) e um reforço a cada 10 anos, e pode ser tomada a qualquer momento da gravidez ⁶,⁷,¹⁷.

Hepatite B

Protege contra o vírus da Hepatite B⁸. A gestante que não foi imunizada anteriormente deve receber três doses da vacina⁸. “O vírus da Hepatite B pode provocar uma doença grave e cronificar em 90% dos bebês infectados durante o parto, e em cerca de 10% daqueles que adquirem a doença na idade adulta”, diz Dra. Ana Paula, e pode ser tomada em qualquer idade gestacional. Os sintomas de Hepatite B demoram para aparecer, e são sinais típicos de doenças do fígado, o que dificulta o diagnóstico⁹. Os sinais são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, pele e olhos amarelados, febre e dor abdominal⁹.

A vacinação na gravidez é importante para a imunização de mãe e filho (Foto: Getty Images)

Influenza

A vacina pode ser administrada em qualquer momento da gestação e, caso a mãe não tenha sido vacinada na gestação, pode se vacinar 45 dias após o parto10. Ela protege contra o vírus Influenza, causador da famosa gripe, que tem como sintomas febre alta, tosse, coriza, dor de cabeça, dor de garganta e dor muscular¹⁰,¹¹. Como o bebê somente poderá receber a vacina a partir de 6 meses de idade, a imunização na gestação ou após o parto são estratégias fundamentais para proteger o bebê nos primeiros meses.

Covid-19

As gestantes podem tomar essa vacina que protege contra o vírus da Covid-19, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação¹². Além disso, puérperas e lactantes também podem tomar a vacina, por serem parte do grupo de risco¹². Os sintomas da doença incluem tosse, dor de garganta, diarreia, dor abdominal, dor muscular, dor de cabeça, coriza, fadiga, fraqueza muscular, diminuição do apetite e prostração¹³.

MATERIAL DIRIGIDO AO PÚBLICO GERAL. POR FAVOR, CONSULTE SEU MÉDICO.

NP-BR-PTU-JRNA-230001 – MARÇO/2023

REFERÊNCIAS:

1. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. VACCINES DURING AND AFTER PREGNANCY. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.CDC.GOV/VACCINES/PREGNANCY/VACC-DURING-AFTER.HTML#:~:TEXT=GET%20THE%20LATEST%20INFORMATION%20ABOUT,FIRST%20FEW%20MONTHS%20OF%20LIFE.>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

2. MINISTÉRIO DA SAÚDE. BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. QUAIS VACINAS PODEM OU DEVEM SER ADMINISTRADAS NA GESTAÇÃO? QUAIS SÃO OS APRAZAMENTOS E AS SITUAÇÕES ESPECIAIS DISPONÍVEL EM: <HTTPS://APS-REPO.BVS.BR/APS/QUAIS-SAO-AS-VACINAS-QUE-PODEM-OU-DEVEM-SER-ADMINISTRADAS-NA-GESTACAO-QUAIS-SAO-OS-APRAZAMENTOS-E-AS-SITUACOES-ESPECIAIS/>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

3. NATIONAL HEALTH SURVEILLANCE, UK. WHY VACCINATION IS SAFE AND IMPORTANT. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.NHS.UK/CONDITIONS/VACCINATIONS/WHY-VACCINATION-IS-SAFE-AND-IMPORTANT/>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

4. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. VACCINES AND IMMUNIZATION: WHAT IS VACCINATION?. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.WHO.INT/NEWS-ROOM/QUESTIONS-AND-ANSWERS/ITEM/VACCINESAND-IMMUNIZATION-WHAT-IS-VACCINATION>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

5. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. VACINA TRÍPLICE BACTERIANA ACELULAR DO TIPO ADULTO – DTPA. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://FAMILIA.SBIM.ORG.BR/VACINAS/VACINASDISPONIVEIS/VACINA-TRIPLICE-BACTERIANA-ACELULAR-DO-TIPO-ADULTO-DTPA>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

6. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SAIBA QUAIS VACINAS DEVEM SER ADMINISTRADAS DURANTE A GESTAÇÃO. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/PT-BR/NOTICIAS/SAUDE-E-VIGILANCIA-SANITARIA/2022/11/SAIBA-QUAIS-VACINAS-DEVEM-SER-ADMINISTRADAS-DURANTE-A-GESTACAO>. ACESSO: 21 MAR. 2023.

7. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. VACINA DUPLA BACTERIANA DO TIPO ADULTO – DT. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://FAMILIA.SBIM.ORG.BR/VACINAS/VACINAS-DISPONIVEIS/VACINA-DUPLA-BACTERIANA-DO-TIPO-ADULTO-DT>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

8. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. VACINA HEPATITE B. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://FAMILIA.SBIM.ORG.BR/VACINAS/VACINAS-DISPONIVEIS/VACINA-HEPATITE-B>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

9. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. HEPATITE B. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/H/HEPATITES-VIRAIS/HEPATITE-B-1>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

10. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. INFORME TÉCNICO. 24a CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/C/CALENDARIO-NACIONAL-DE-VACINACAO/ARQUIVOS/INFORME-DA-24A-CAMPANHA-NACIONAL-DE-VACINACAO-CONTRA-A-INFLUENZA.PDF>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

11. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. GRIPE (INFLUENZA). DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/G/GRIPE-INFLUENZA>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

12. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. MINISTÉRIO DA SAÚDE. RECOMENDA AÇÕES REFERENTES À INCLUSÃO DAS MULHERES GRÁVIDAS, PUÉRPERAS E LACTANTES NO PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://CONSELHO.SAUDE.GOV.BR/RECOMENDACOES-CNS/1850-RECOMENDACAO-N-015-DE-06-DE-JULHO-DE-2021>. ACESSO: 21 MAR. 2023.

13. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DENGUE E COVID-19: CONHEÇA OS SINAIS DAS DUAS DOENÇAS E APRENDA A DIFERENCIAR OS SINTOMAS. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/
ASSUNTOS/NOTICIAS/2022/NOVEMBRO/DENGUE-E-COVID-19-CONHECA-OS-SINAIS-DAS-DUAS-DOENCAS-E-APRENDA-A-DIFERENCIAR-OS-SINTOMAS>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

14. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIFTERIA. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/
SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/D/DIFTERIA>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

15. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/C/CALENDARIO-NACIONAL-DE-VACINACAO>. ACESSO EM: 21 MAR. 2023.

16. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. TÉTANO NEONATAL. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://WWW.GOV.BR/SAUDE/PT-BR/ASSUNTOS/SAUDE-DE-A-A-Z/T/TETANO-NEONATAL>. ACESSO EM: 27 MAR. 2023.

17. SOCIEDADE
BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO. SBIM. GESTANTES. DISPONÍVEL EM: <HTTPS://SBIM.ORG.BR/IMAGES/CALENDARIOS/CALEND-SBIM-GESTANTE.PDF>. ACESSO EM: 27 MAR. 2023.

Tags: gestantesgravidasGSKimunização maternaSaúdevacinação na gravidezvacinas na gravidez
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Madeleine McCann

Caso Madeleine McCann: polícia retoma a busca pela menina após pista crucial

Mesa de introdução alimentar para bebês.
Bebês

Quais são os principais métodos de introdução alimentar?

Por Laura Krell
10 de novembro de 2025
0

Quando chega a hora de começar a introdução alimentar, é normal se sentir um pouco perdida. Afinal, são tantas informações...

Leia maisDetails
Recém nascido segurando o dedo de um adulto

Primeira consulta no pediatra: o que esperar, como se preparar e quais cuidados ter

10 de novembro de 2025
Papel sob a mesa para criança fazer sua cartinha de Natal

‘Papai Noel dos Correios’ já começou: veja como adotar sua cartinha em 2025

10 de novembro de 2025
Imagem de bolo de banana com bananas decorando

Receita simples de bolo integral de banana

10 de novembro de 2025
Panqueca doce.

Receita fácil e gostosa de panqueca doce

10 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.