Vacinar para a vida

Tudo sobre as vacinas recomendadas na gestação

As vacinas na gestação protegem o bebê nos primeiros meses de vida - iStock
iStock

Publicado em 06/01/2023, às 06h45 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O pré-natal da grávida não se limita apenas a alguns exames que são indicados para a gestante realizar durante os nove meses em que espera o bebê. O cuidado do pré-natal se estende também a uma série de vacinas que devem ser levadas em consideração quando você e o seu obstetra estiverem em uma consulta¹.

De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas vacinas que são recomendadas a serem tomadas durante a gestação. Algumas podem ser tomadas em qualquer momento da gravidez, enquanto outras são recomendadas em momentos específicos¹. Junto com a Dra. Ana Paula Burian, pediatra e infectologista e mãe de Henrique e Luísa, fizemos um compilado sobre todas as vacinas recomendadas na gestação!

Mãe e bebê
As vacinas na gestação protegem o bebê nos primeiros meses de vida (Foto: iStock)

Quais são as vacinas recomendadas na gestação?

Segundo a especialista, as vacinas altamente recomendadas para serem tomadas no período gestacional são: a da Influenza, difteria-tétano e coqueluche acelular (dTpa), ou a difteria-tétano (dT). Fora elas, existem outras vacinas que são recomendadas para a gestante: “A vacina contra a hepatite B (para as não previamente imunizadas) e contra Covid-19, todas disponíveis gratuitamente”. 

Fora elas, a doutora também diz que existe a possibilidade de outras mães terem que tomar vacinas extras: “Há vacinas recomendadas em situações especiais: Hepatite A (ou Hepatite A+B), Pneumocócicas, Meningocócicas C ou ACWY e Meningocócica B”. As vacinas com o vírus vivo, como a da Febre Amarela, não são indicadas para serem tomadas nem na gravidez nem no período de amamentação. A Dra. Ana Paula ressalta que as vacinas recomendadas na gravidez são recomendadas por um motivo: “O Calendário vacinal da gestante é pensado para proteger a mulher durante a gravidez por ser um momento mais vulnerável a infecções e complicações e para proteger o bebê ainda durante sua formação e até mesmo após o parto para que ele possa tomar as próprias vacinas e estar protegido”. Importante ressaltar também que as vacinas que devem ser repetidas a cada gestação são a contra a Influenza e dTpa.

Vacinas não recomendadas na gravidez: posso tomar amamentando?

Sim! As vacinas que não são recomendadas no período gestacional podem ser tomadas enquanto a mãe está amamentando, com apenas uma exceção: “A única exceção é para a vacina contra a Febre Amarela, que não pode ser aplicada em mulheres que estejam amamentando bebê menores de seis meses de idade sob o risco de suspensão do aleitamento materno por 10 dias, caso essa nutriz seja vacinada”.

É possível tomar todas as vacinas recomendadas na gravidez de uma só vez?

Apesar da multivacinação não apresentar riscos, as gestantes não contam com a possibilidade de tomar todas as vacinas de uma só vez. A infectologista conta que nem todas as vacinas podem ser tomadas a qualquer momento, e que apenas algumas delas apresentam apenas uma dose a ser aplicada: “A Hepatite B são em 3 doses, sendo a 1ª dose aplicada na primeira visita, a 2ª dose após 30 dias e a 3ª dose após 6 meses da primeira. A vacina dTpa deve ser feita o mais precocemente possível após 20 semanas de idade gestacional, mas o esquema é de 3 doses sendo as outras com a vacina dT com 2 meses de intervalo entre as doses”.

As únicas vacinas citadas pela especialista que apresentam apenas uma dose são a contra Influenza e contra Covid-19, que pode depender das doses tomadas anteriormente pela mãe e também do intervalo entre elas. Já a Influenza pode ser administrada em qualquer período da gravidez

Mãe em consulta médica
É extremamente importante ter o acompanhamento de um especialista no pré-natal (Foto: Shutterstock)

Porque devo me vacinar na gravidez?

Os benefícios da vacinação vão além da proteção da mãe. De acordo com a Dra. Ana, as vacinas ocupam um papel de proteção para o bebê também, já que nos primeiros meses de vida eles ainda não tem um sistema imunológico totalmente desenvolvido: “Os recém-nascidos são vulneráveis por sua menor capacidade de resposta imune e uma pior resposta contra infecções […] Para algumas doenças, o bebê só poderá ser considerado protegido após 6 meses de idade, mesmo que possa iniciar algumas vacinas antes desta idade, sendo muito importante receber essa proteção através da vacinação materna e passagem de anticorpos pela placenta”.

Além disso, as mães também passam por alterações no organismo: “Durante a gestação, o organismo da mulher passa por modificações que alteram a resposta imunológica, favorecendo algumas infecções e até mesmo com maior gravidade. Algumas grávidas já possuem alguma comorbidade, como diabetes, cardiopatia e outras doenças em que a gestação poderá necessitar de acompanhamento mais específico e até mesmo vacinas especiais”.

Onde posso me vacinar?

Segundo a especialista, as vacinas Influenza trivalente, que protege contra 3 vírus da gripe, dTpa, dT, Hepatite B e Covid-19 estão disponíveis na rede pública. Já na rede privada, a vacina contra a Influenza é a quadrivalente, que protege contra os 4 vírus da gripe, dTpa e Hepatite B, e a caderneta de vacinação da gestante pode ser retirada na própria Unidade de Saúde.

Mesmo tendo em mente quais as vacinas que devem ser tomadas durante a gravidez, é necessário sempre ter o acompanhamento de um médico: “É de fundamental importância a realização do pré-natal com profissional capacitado. O médico ginecologista-obstetra pode durante o acompanhamento identificar situações de risco e conduzi-las a tempo de evitar complicações para a mulher e seu bebê como as doenças preveníveis por vacina, como Covid-19, influenza, hepatite ou coqueluche, ou mesmo outras tratadas com medicamentos, diabetes, hipertensão e outras”.

REFERÊNCIA:

Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação [Internet]. [acesso em Dezembro/2022] Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser-administradas-durante-a-gestacao


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos