As vacinas tomadas durante o período da gravidez não são apenas parte do pré-natal, como também servem para proteger mãe e bebê durante esse período tão delicado. Durante a gestação, o sistema imunológico da mãe passa por diversas alterações, o que acaba o deixando mais vulnerável². Já o bebê precisa dessa proteção extra durante os primeiros meses de vida enquanto o sistema imunológico vai se desenvolvendo³.
A imunização materna é de extrema importância para a saúde da mãe e do bebê justamente por poder dar o controle necessário para ser capaz de prevenir e reduzir as chances de contrair doenças graves durante o período gestacional. Dessa forma, os anticorpos adquiridos pela mãe podem proteger o bebê também nestes nove meses².

Protegendo de uma só vez: a vacina dTpa
Uma das vacinas indicadas durante a gravidez é a vacina dTpa, também chamada de tríplice bacteriana acelular. Segundo infectologista pediatra Ana Paula Burian, mãe de Henrique e Luísa, a dTpa protege contra a difteria, o tétano acidental para a mãe: “Ainda que rara, essa doença pode causar danos à mulher e ainda prejudicar sua gestação”, o tétano neonatal para o bebê: “Doença grave que está eliminada em nosso país pela ampla vacinação das gestantes”, e por último a coqueluche: “Doença popularmente conhecida como “tosse comprida” e é causada pela bactéria Bordetella pertussis, podendo viver na garganta de pessoas infectadas e ser transmitida por gotículas de saliva durante a fala, tosse e/ou espirro”.
A especialista também ressalta a importância de completar o esquema vacinal da vacina tríplice bacteriana acelular: “Os casos de maior gravidade ocorrem em crianças menores de um ano de idade, principalmente antes dos seis meses de vida quando ainda não receberam as três doses de vacina do esquema básico e por isso a grande importância de a vacinação ocorrer ainda durante a gestação”.

Onde e quando posso tomar a vacina dTpa?
Algumas vacinas recomendadas durante a gravidez podem ser tomadas em qualquer período gestacional. Contudo, de acordo com a infectologista e pediatra, este não é o caso da vacina dTpa, que é recomendada apenas a partir da 20ª semana de gestação: “Existem estudos demonstrando que as concentrações de anticorpos da classe IgG encontrados no sangue do cordão do recém nascido se correlacionam com a idade gestacional, sendo muito importante que a gestante receba a vacina dTpa após a 20ª semana de gestação, para que o bebê possa nascer com proteção contra coqueluche, tétano e difteria. Alguns estudos em gestantes demonstraram aumento nos anticorpos para coqueluche 30 dias após a vacinação, com queda dentro do primeiro ano, indicando a importância em recomendar a vacinação a cada gestação para a proteção do bebê”.
Além disso, a médica ressalta que a vacina dTpa é uma das vacinas que devem ser repetidas a cada gestação, ao lado da vacina contra o vírus Influenza. Para complementar, a vacina dTpa pode ser encontrada tanto na rede pública quanto na rede privada, acrescenta a Dra. Ana Paula Burian.

Quem também pode tomar a vacina dTpa?
Além da grávida, adultos, crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes também podem se vacinar⁴. Por conta dessa disponibilidade, existe a chamada Estratégia Cocoon, que consiste em vacinar todos os membros da família contra a coqueluche (uma das doenças combatidas pela dTpa). O Dr. Claudio Len, Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein e pai de Fernanda, Beatriz e Silvia, falou um pouco mais sobre ela: “Essa estratégia serve para vacinar todo mundo em volta, para proteger, e é uma estratégia válida. […] Vacina é sempre bom para todo mundo. É necessário que o pai se vacine, se for algum outro cuidador, que ele também se vacine… se deve proteger ao máximo o bebê”.
REFERÊNCIAS
- Saiba quais vacinas devem ser administradas durante a gestação [Internet]. [Acesso em Janeiro/ 2023]. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/11/saiba-quais-vacinas-devem-ser-administradas-durante-a-gestacao#:~:text=Vacina%20Covid%2D19,nas%20Unidades%20B%C3%A1sicas%20de%20Sa%C3%BAde
- A vacinação é essencial para proteger a mãe e o bebê [Internet]. [Acesso em Janeiro/ 2023]. Disponível em: https://www.conass.org.br/a-vacinacao-e-essencial-para-proteger-a-mae-e-o-bebe/#:~:text=Durante%20a%20gravidez%20o%20sistema,o%20nascimento%2C%20pelo%20leite%20materno
- Vaccines and Pregnancy: Things You Need To Know [Internet]. [Acesso em Janeiro/ 2023]. Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/pregnancy/pregnant-women/need-to-know.html
- Vaccine Information Statement/ Tdap/ Tetanus- Diphtheria- Pertussis [Internet]. [Acesso em Janeiro/2023]. Disponível em: https://www.cdc.gov/vaccines/hcp/vis/vis-statements/tdap.html