A airfryer é a queridinha das cozinhas brasileiras por ser muito prática e preparar alimentos mais saudáveis. Mas junto com essa popularidade, também aparecem os truques “milagrosos” (e nem sempre seguros) nas redes sociais.
Um dos mais recentes é colocar água com detergente no cesto da fritadeira e encaixar no aparelho para limpar. Parece muito prático, não é? Mas esse hábito pode estragar o dispositivo e até causar acidentes.
Logo abaixo, entenda por que não lavar sua airfryer com água, de acordo com matéria do G1.
Por que não colocar água na airfryer?
Quando você liga a airfryer com água no cesto, o líquido pode ferver e gerar vapor, o que deixa os componentes internos úmidos. Isso compromete peças importantes, como a hélice do motor e a resistência, responsável por esquentar o ar que circula no aparelho.
Os resultados podem variar desde o mau funcionamento até os choques elétricos.
Água e comida não são a mesma coisa
Talvez você esteja pensando: “Mas os alimentos também não soltam água quando estão na airfryer?”. A resposta é sim, mas a diferença é que a quantidade liberada pela comida é muito menor e naturalmente faz parte do preparo.
Por outro lado, encher o cesto de água é uma exposição excessiva à umidade. Isso acelera o desgaste do aparelho e diminui sua vida útil.
Pode anular a garantia
Um ponto muito importante: se a sua airfryer der defeito depois do uso incorreto, a garantia pode ser cancelada. Isso porque as assistências técnicas conseguem identificar quando o dano é por mau uso, como no caso da infiltração de água.
Ou seja, além de correr o risco de estragar o aparelho, você ainda pode ter dor de cabeça se precisar de conserto.
Como limpar do jeito certo?
A forma certa de limpar sua airfryer é bem simples. Use detergente neutro e uma esponja macia (amarela ou azul) para não danificar o revestimento antiaderente.
Se a gordura estiver grudada, deixe o cesto de molho na água quente de 5 a 10 minutos. Mais uma opção é usar a lava-louça, pois grande parte dos fabricantes permite essa prática.
Lave sempre depois de usar

Ter o hábito de lavar a cuba e a gaveta da airfryer faz toda a diferença quando você termina de cozinhar. Além de facilitar a remoção da gordura, evita que restos de comida se acumulem e grudem. Isso torna a limpeza muito menos trabalhosa.
Essa dica é muito útil, especialmente, para quem prepara carnes e frangos, alimentos que soltam mais gordura durante o processo de cozimento.
Conclusão
Na correria do dia a dia, é normal pensar em atalhos para facilitar as tarefas da casa. Contudo, quando se trata da airfryer, é melhor não arriscar. Seguir as orientações dos fabricantes garante a durabilidade do aparelho e, ainda mais importante, a segurança da sua família.
Então, esqueça os truques perigosos das redes sociais e prefira os cuidados simples para manter a sua fritadeira funcionando bem por muito mais tempo.