Nada é mais difícil para uma mãe que trabalha do que administrar viagens de negócios. Há alguns meses, estava num voo São Paulo – Porto Alegre, dividindo o avião com torcedores são paulinos, Aliás, bem mais homens que mulheres entre os passageiros – que viajavam entusiasmados com a partida que ocorreria pela Copa Libertadores, na capital fluminense. Quase 100% homens. Tenho quase certeza de que ao saírem de suas casas, despediram-se das esposas, das mães ou dos filhos, dizendo até amanhã e sem grandes providências ou organizações familiares prévias para a ausência de apenas um dia. Comigo e com outras tantas mães, sair mesmo que só por um dia, merece horas de dedicação e preparo familiar. Desde deixar planejado o que a família comerá de jantar, a decidir quem buscará o filho no clube, a que horas a filha adolescente deve chegar em casa, passando por não se esquecer de deixar o cheque da lavanderia, caso a entrega seja feita bem hoje! Ufa!
Mas talvez vocês devam estar se perguntando cadê o pai… pois é… nem sempre ele está na mesma sintonia que a mãe nessa administração da casa e da rotina da família. Quando ele tem esse envolvimento, certamente a viagem da mãe a trabalho é mais parecida com a dos meus colegas de bordo São Paulinos. Mas poucas são as mulheres que têm maridos ou companheiros que dividem igualmente as responsabilidades do lar. Alguns “até” ajudam e levam os filhos à escola, por exemplo. Mas são apoios e não uma divisão plena das responsabilidades.
Os homens, torcedores ou executivos, certamente estarão em Porto Alegre pensando quase que exclusivamente no motivo que os levou até lá. Uns concentrados na partida da noite, outros envolvidos com reuniões de trabalho. Já as mães, em suas viagens de negócios, mesmo há centenas de quilômetros de casa, estarão com celular a postos e conectadas com sua base familiar. E claro, equilibrando tudo isso com os compromissos profissionais que motivaram sua viagem.
Será que isso um dia mudará? Em tempo: meu marido é um dos raros exemplos que divide bastante comigo as preocupações com nossa família. Certamente minha vida é bem mais fácil por conta disso!